sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Fotógrafas brasileiras são premiadas na Bienal de Roma

fevereiro 07, 2014 | por Resumo Fotográfico


As fotógrafas Valérie Mesquita e Graziela Gilioli, formadas pela Panamericana Escola de Arte e Design, foram premiadas na 10ª Bienal de Arte Internacional de Roma, que aconteceu de 18 a 27 de janeiro, na Sale Del Bramante, dentro da Chiesa Sta Maria Del Popolo, localizada na Piazza Del Popolo. Em premiação concedida pelo Centro Internacional de Artistas Contemporâneos, as duas ficaram em terceiro lugar, na categoria Fotografia.

Valérie Mesquita levou para Roma um trabalho que compõe o projeto “Entre Nós”, uma série de retratos com modelos representando mulheres que sofreram algum tipo de agressão física, como forma de chamar atenção das pessoas para a violência doméstica. Esse projeto, bem como a fotografia exposta na Bienal, também fez parte daExposição Espelhos & Janelas, realizada em 2013, do Curso de Fotografia da Panamericana. A mostra teve curadoria de Armando Prado.

Já Graziela Gilioli apresentou o trabalho “Tempo Esquecido”, fotografia feita às margens do Rio Tâmisa, em Londres. Trata-se de um olhar sobre o tempo nostálgico das pessoas comuns. Na fotografia apresentada na Bienal, Graziela retrata uma cena do cotidiano de um senhor de idade brincando no carrossel, cuja sutileza nos convida a pensar sobre como vivemos o tempo que nós temos aqui na Terra.

As ex-alunas da Panamericana foram convidadas para participar da 10ª Bienal de Arte Internacional de Roma pelo Sergio Valle Duarte, curador de arte brasileira e das Bienais de Roma, Florença e Assis, e aprovados pela Sra. Livia Bucci, integrante do Comitato Cientifico da Bienal de Roma e CEO da Galeria Spazio Surreale, em São Paulo. Este ano, o evento, que contou com a presença de artistas de 34 países, buscou resgatar a importância da arte como sendo a primeira raiz das emoções e sentimentos, a partir do encontro de diferentes culturas.

Para conferir os trabalhos premiados de Valérie Mesquita e Graziela Gilioli, respectivamente, basta entrar nos sites www.projetoentrenos.com e www.grazielagilioli.com.