terça-feira, 15 de abril de 2014

SESI SP de Botucatu recebe exposição de Antanas Sutkus

abril 15, 2014 | por Resumo Fotográfico


O SESI SP de Botucatu abre para o público, dia 17 de abril, no Centro de Atividades Culturais a exposição Nostalgia dos Tempos da Pureza, do fotógrafo lituano Antanas Sutkus. Serão apresentadas 30 imagens em preto e branco que revelam o talento de Sutkus, considerado um dos principais fotógrafos da antiga União Soviética e um dos mais expressivos artistas do século 20. A mostra estará aberta à visitação do público de segunda a sexta, de 8 às 17h, até o dia 6 de junho de 2014. O SESI Botucatu fica na rua Celson Cariola, 60 – Engenheiro Francisco. 

Nostalgia dos Tempos da Pureza apresenta ao público paulista imagens dedicadas aos dois principais heróis da obra do fotógrafo, os idosos e as crianças. “A coleção presta uma homenagem à infância, esse reino da pureza do qual Antanas Sutkus é um embaixador excepcional”, diz o curador da exposição, Luiz Gustavo Carvalho.

O fotógrafo lituano Antanas Sutkus,74 anos, cresceu em um contexto político conturbado. Em 1940, quando tinha apenas um ano, a União Soviética anexou o seu país ao bloco comunista, em plena Segunda Guerra Mundial. Entretanto, mesmo diante de condições tão adversas, o artista tornou-se um dos maiores fotógrafos de sua época. Sutkus ignorou os ideais totalitários impostos pelo regime soviético e acumulou, em pouco mais de 40 anos, uma vasta obra que retrata o cotidiano do povo lituano. Somente a partir de 1991, com a independência da Lituânia, o artista passou a trabalhar com tranquilidade em seus quase um milhão de negativos guardados. Sua obra, agora, começa a ser revelada de forma completa para o mundo. Atualmente, possui fotografias expostas em prestigiados museus da Inglaterra, da França e dos Estados Unidos.

Durante toda a sua carreira, Sutkus prestou homenagem aos seus conterrâneos com a série Pessoas da Lituânia, na qual o cotidiano dos lituanos é o sujeito principal: cada indivíduo é fotografado com um senso de humanidade e sem efeitos dramáticos. Ao contrário, o seu olhar traz amor e esperança. Como diz o próprio artista: “O meu credo é amar as pessoas”.

Sobre o projeto Espaço Galeria

A mostra Nostalgia dos Tempos da Pureza, que já foi exibida no SESI Tiradentes durante a primeira edição do festival internacional Artes Vertentes 2013, faz parte do projeto inédito Espaço Galeria SESI-SP, no qual o foyer do teatro se transforma em plataforma expositiva, recebendo exposições de diferentes linguagens e formatos. Serão realizadas cinco mostras diferentes, que circularão por unidades do SESI-SP durante 11 meses, permanecendo 45 dias em cada cidade. O projeto Espaço Galeria foi inaugurado com esta exposição no dia 25 de outubro de 2013 na cidade de São José dos Campos, passou com enorme sucesso em Itapetininga, chega agora em Botucatu e depois segue paraBauru e São José do Rio Preto, em plataformas expositivas.

SERVIÇO

Exposição "Nostalgia dos Tempos da Pureza"
Data: de 17 de abril a 6 de junho
Horários: de segunda a sexta, das 8h às 17h
Local: SESI SP de Botucatu – Rua Celso Cariola, 60
Informações: (14) 3811-4450