sexta-feira, 4 de julho de 2014

Fotógrafa brasileira vence a 10ª edição do Prémio BES Photo

julho 04, 2014 | por Resumo Fotográfico

Na última quarta-feira (2), a brasileira Letícia Ramos foi anunciada a vencedora da décima edição do Prémio BESPhoto, o principal prémio de arte contemporânea em Portugal, organizado pelo Banco Espírito Santo (BES) em parceria com o Museu Coleção Berardo, em Lisboa. 

A série “Nós Sempre Teremos Marte” foi escolhida por unanimidade pelo júri, constituído por Elvira Dyangani Ose, curadora de arte internacional (patrocinada pelo Guaranty Trust Bank Plc) da Tate Modern de Londres; Luis Weinstein, fotógrafo e organizador do Festival Internacional de Fotografia de Valparaíso; e María Inés Rodríguez, diretora do CAPC, Musée d’Art Contemporain de Bordeaux. 

“Decidido por unanimidade, a atribuição do prémio BESphoto 2014 vai para Letícia Ramos, pela série Nós sempre teremos marte, projeto revelador de uma trajetória consistente, centrado na investigação, e cujo processo de trabalho reflete uma coerência da linguagem fotográfica. É de destacar a perceção pelo incerto deste processo, que permite evocar outros imaginários possíveis. A sua obra transmite um compromisso constante do meio com as diversas possibilidades ficcionais e poéticas.”

Em exposição no Museu Coleção Berardo, junto às obras inéditas dos demais finalistas Délio Jasse (Angola), José Pedro Cortes (Portugal) até 7 de setembro, a mostra segue para o Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, a partir de 23 de outubro.