sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Resumo: PhotoShow 2014 - 1º dia

agosto 01, 2014 | por Juliana Foini

Nos dias 28, 29 e 30 de julho aconteceu o PhotoShow, congresso de fotografia promovido pela editora iPhoto. Realizado em Salvador (BA), no Teatro Sesc Casa do Comércio, o evento foi dividido em 11 palestras, com mais de 27 horas de aprendizado e prática ao vivo. 

Adriano Gonçalves, um dos fotógrafos de casamento mais inovadores e criativos do Brasil, abriu o PhotoShow falando sobre a importância da luz para a fotografia. Após a demonstração prática de como fotografar a entrada dos noivos, Adriano ainda compartilhou suas técnicas de iluminação, equipamentos e fotometria, fechando a sua participação com algumas dicas sobre como estimular a criatividade na hora fotografar.


Em seguida, Patrícia Prado, especialista em fotografia sensual de mulheres comuns, falou sobre a importância do briefing para conhecer os gostos e desejos da cliente que quer realizar um ensaio como esse. De acordo com ela, o trabalho de direção do fotógrafo deve ser sutil, respeitando a personalidade da mulher fotografada e sempre destacando as suas qualidades. Ela também preza a simplicidade nos looks e nas locações em seus ensaios. 


Simone Di Domenico, fotógrafa de pessoas e famílias, falou sobre a importância da empatia com o cliente. Desde o momento do primeiro contato até a entrega do trabalho pronto, ela se preocupa em perceber e conhecer a essência mais pura dos seus clientes, para torná-la visível na hora da fotografia. Simone deu várias dicas teóricas e práticas sobre todos as etapas dos ensaios de família e enfatizou que belas imagens são sempre compostas por emoções verdadeiras e dependem muito mais de um bom olhar do que de um bom equipamento.