sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Editora brasileira aposta em fotolivro no Paris Photo 2014

novembro 14, 2014 | por Resumo Fotográfico

Começou nesta quinta-feira (12) o evento Paris Photo, a maior feira de fotografia de arte do mundo. São mais de 143 galerias de 35 países reunidas no Grand Palais, de 13 a 16 de novembro. Há fotos de tudo, de todos os lugares, de todas as épocas, desde as dos pioneiros, passando por grandes mestres e chegando às novas tendências.
Marc Domage

O evento, além de servir de termômetro do mercado da fotografia, acolhe encontros, distribui prêmios e promove encontros profissionais. Entre os derivados importantes da fotografia está a parte editorial.

A editora Madalena, de São Paulo, recém-criada, aposta no conceito do fotolivro.

“O fotolivro está ocupando um lugar cada vez maior no mundo da fotografia”, explica Marta Nin, uma das responsáveis da editora Madalena. A ideia surgiu a partir do encontro de artistas, fotógrafos e editores que compartilham do conceito do livro como uma obra em si. “É uma linguagem que vai além da fotografia pendurada na parede, é um novo esperanto”, acrescenta.

“Conceber um fotolivro é diferente de fazer uma compilação de imagens, é um processo autoral muito forte”, diz a fotógrafa Cláudia Jaguaribe, também da editora Madalena. “Meus dois últimos trabalhos – Sobre São Paulo e Entre Vistas – foram criados antes como fotolivros e depois viraram fotos de parede”, conta.

Fonte: RFI
Publicado em: