"O menino" de Pedro Clash, selecionado em 2014 |
Este ano, o tema Tempo Movimento traz como objetivo abrir espaço para propostas em fotografia, vídeo, instalações, projeções e trabalhos que misturam suportes. O projeto selecionará e premiará obras que estabeleçam dinâmicas de mobilidade da imagem, seja ela fixa ou em movimento, seja congelando ou expandindo a ideia de tempo.
Desde que eram somente mídias analógicas, a fotografia e o cinema sempre foram referências conceituais mútuas, porém, com explosão da tecnologia digital, uma convergência dessas mídias fez com que o processo se acentuasse. Vemos hoje uma forte aproximação da linguagem fotográfica com a audiovisual, decorrente das transformações da tecnologia fotográfica e cinematográfica.
A diferença entre as mídias, suas individualidades e suas identidades lhes empurraram para um sistema de parceria, no qual algo que uma linguagem não tenha em sua natureza, é facilmente absorvido da outra, se complementando.
Se formam narrativas visuais mais fluidas, de caráter multimídia, principalmente com a elasticidade de uma imagem digital. São múltiplos os recursos imagéticos.
O Diário contemporâneo busca receber trabalhos assim, pois ele próprio tem um caráter múltiplo quando visa não somente expor trabalhos artísticos, mas se relacionar com o público em diferentes aspectos. “Tenho certeza que o Diário Contemporâneo não existiria se a cidade de Belém não tivesse uma produção fotográfica constituída. A contribuição do projeto seria ampliar a noção de fotografia dentro da arte, promover uma reflexão por meio das palestras, oficinas e cursos, ao reunir pesquisadores de Belém e de outras regiões do Brasil durante a programação. Mas é muito importante que se diga que a contribuição também se expande para o Brasil. É uma contribuição de Belém para a produção e pesquisa sobre fotografia brasileira já que o projeto faz circular a produção de artistas de todas várias regiões”, ressaltou Mariano Klautau Filho, curador do Projeto.
Ao não se restringir somente à premiação, ele incentiva a educação e a pesquisa com uma programação formativa e educativa com as escolas, ações que acontecem nos espaços expositivos dos parceiros Casa das Onze Janelas e Museu da UFPA. “A nossa ação educativa com as escolas e com o público em geral mediada pelos monitores vem sendo melhor estruturada a cada ano. Isso é um diferencial para que o público entenda como a fotografia se expandiu e como ela funciona como trabalho artístico. E repito: isso também só é possível porque temos uma cidade com experiência de produção, pesquisa e interesse em fotografia”, acrescenta Mariano.
SERVIÇO
Diário Contemporâneo inscreve até 20 de fevereiro.
Edital e Ficha de Inscrição: www.diariocontemporaneo.com.br.
Informações: Rua Aristides Lobo, 1055 (entre Tv. Benjamin Constant e Tv. Rui Barbosa) - Reduto. Contatos: (91) 3355-0002; 8367-2468 e premiodiario@gmail.com.