sexta-feira, 24 de abril de 2015

Gilvan Barreto lança livro no Recife

abril 24, 2015 | por Resumo Fotográfico

Em 'Sobremarinhos', o mar tem suas nuances fragmentadas e reconstruídas pelo artista pernambucano; realizado entre PE e RJ, projeto é fruto do Prêmio Marc Ferrez de Fotografia. 


Em seu “Diário de Viagem” (1978), Abert Camus compartilha sua percepção do mar durante viagem ao Brasil, em 1949: “As águas estão pouco iluminadas na superfície, mas sente-se a sua escuridão profunda. O mar é assim, e é por isso que eu o amo.” Estabelecendo um diálogo com o denso universo de Camus, Sobremarinhos, novo livro de Gilvan Barreto será lançado no Recife na próxima quarta (29/4).

Com a publicação realizada através do Prêmio Marc Ferrez de Fotografia, o pernambucano comemora 20 anos de trajetória. E se deixa arrastar por correntes marinhas, tecendo experimentos imagéticos que tocam tensão, caos e harmonia. Da arrebentação, Gilvan emerge assumindo uma faceta artística tocante e madura. 

“Sobremarinhos finaliza a trilogia iniciada com o livro Moscouzinho, seguida de O Livro do Sol. Cada um com suas peculiaridades, têm em comum os ciclos da vida, os desejos de infiltrar cinema e literatura no fazer fotográfico”, comenta Barreto.

Em seu formato, o livro também reproduz a dinâmica das marés. Páginas podem ser suprimidas ou alternadas para que novos feitios surjam a partir de cada contato. “Cada vida tem um ritmo, um roteiro. Neste livro, a história é recontada e reordenada para que cada leitor dite seus inícios, meios e fins”, diz Gilvan. Alinhada a esta ideia de fluxo, um ação é proposta aos leitores: que passem a publicação adiante, mapeando nas redes sociais os caminhos da corrente gerada. 

“Sobremarinhos é um gatilho experiencial”, afirma a curadora Cristiana. “Este trabalho me atingiu de maneira emocional, quase biográfica”, observa.

SERVIÇO

Lançamento do livro "Sobremarinhos" de Gilvan Barreto
Data: quarta 29/04, às 19h
Local: Capibaribe Centro da Imagem – Rua da Aurora, 533, Térreo, Boa Vista, Recife
Informações: 3032-2500
Publicado em: