sábado, 30 de maio de 2015

IMS lança coleção de DVDs sobre mestres da fotografia

maio 30, 2015 | por Resumo Fotográfico

O Instituto Moreira Salles lança neste sábado (30), no Rio de Janeiro, a série de DVDs Contatos, que reúne documentários de alguns dos maiores fotógrafos do século XX. O projeto foi concebido pelo cineasta norte-americano William Klein.

No lançamento do primeiro volume da série, serão exibidos os curtas sobre Cartier-Bresson, William Klein e Raymond Depardon, além de um documentário sobre o veterano fotógrafo mineiro Assis Horta, realizado pelo cineasta Jorge Bodanzky, que participa em seguida de um debate com o coordenador de fotografia contemporânea do IMS, Thyago Nogueira.

No primeiro volume de Contatos, A Grande Tradição do Fotojornalismo, estão reunidos 12 fotógrafos que trabalharam para a agência francesa Magnum, criada em 1947 por Cartier-Bresson e Robert Capa. Eles contam suas experiências diante de uma folha de contato - a série é do começo dos anos 1990, antes da revolução digital -, justificando a edição de imagens históricas da fotografia jornalística. Esse volume inaugural traz ainda Robert Doisneau, Elliott Erwitt, Marc Riboud, Helmut Newton e Leonard Freed, entre outros fotógrafos.

O segundo volume, Renovação da Fotografia Contemporânea, tem previsão de lançamento para Agosto e reúne artistas que renovaram a sintaxe fotográfica, seja por meio da superexposição pessoal, caso da norte-americana Nan Goldin, do perfeccionismo técnico (Hiroshi Sugimoto, Andreas Gursky), da ambientação inusitada (Jeff Wall) ou da exploração temática do bizarro (Nobuyoshoi Araki).

O terceiro volume, Fotografia Conceitual, amplifica essas experiências ao destacar o trabalho de radicais como Martin Parr, dedicado ao impiedoso registro dos hábitos das classes populares. O volume traz também fotógrafos que dialogam com outras artes visuais, entre elas a pintura (Alain Fleischer) ou a arquitetura (Thomas Struth). Esse volume reúne ainda um time venerado pelos críticos além de Martin Parr (que faz exposição no Brasil este ano) e Thomas Struth: John Baldessari e Wolfgang Tillmans, entre outros. Seu lançamento está previsto para outubro.

SERVIÇO

Lançamento do DVD ‘Contatos, A Grande Tradição do Fotojornalismo’
Data: 30 de maio (sábado), às 16h
Local: Instituto Moreira Salles - Rua Marquês de S. Vicente, 476, Rio de Janeiro