terça-feira, 5 de maio de 2015

Prêmio propõe discutir mobilidade urbana e uso da bicicleta

maio 05, 2015 | por Resumo Fotográfico

Iniciativa faz parte do projeto “Invisível? SP | NYC”, que tem o objetivo de unir bicicleta e arte, criando um diálogo entre as metrópoles. Duas bolsas de estudos para cursos de curta duração da Panamericana estão entre os prêmios. 


Discutir a ideia de mobilidade urbana e, principalmente, a importância do uso da bicicleta, além de levantar questões sobre qualidade vida, relações urbanas, sustentabilidade e espaços públicos. Esses são os principais objetivos do projeto “Am I Invisible?”, promovido pela organização “Bicycle Utopia”, fundada pela fotógrafa norte-americana Jeanne Hilary. Em 2013 e 2014, o projeto realizou, em Nova York, uma série de ações, como concurso fotográfico, exposições e debates sobre essa temática tão importante nos dias de hoje.

A convite de Sylvia Sanchez, fotógrafa e professora da Panamericana Escola de Arte e Design, a edição do projeto “Am I Invisible?” deste ano será feita numa parceria entre Nova York e São Paulo. O objetivo é apontar e debater aspectos em torno da bicicleta e da mobilidade urbana, criando um diálogo entre as duas metrópoles, através da arte e da fotografia. Assim, a partir do dia 28 de abril, será lançando o prêmio “Invisível? SP | NYC”, com o tema “Que São Paulo se torna visível por causa da bicicleta?”.

Para participar, os interessados deverão entrar no www.cicloutopia.com e enviar suas imagens até o dia 30 de junho. Todas as fotos enviadas para o prêmio ficarão concentradas no próprio site, o que possibilita um diálogo visual entre as duas cidades. Uma comissão julgadora* analisará as fotografias e as melhores imagens serão premiadas. A Panamericana Escola de Arte e Design oferecerá bolsa de estudos para cursos de curta duração aos autores dos dois melhores trabalhos.

“O colapso de São Paulo está fortalecendo um personagem que sempre esteve discreto nas ruas. A bicicleta passou a ganhar cada vez mais adeptos e destaque. Falar sobre bike é falar sobre a cidade, sobre qualidade de vida, relações humanas, acessos democráticos. Por isso, tanto em SP quanto em NY, é fundamental que se dialogue com essa questão. E que melhor maneira de engajar as pessoas e tornar tudo isso visível do que a arte e a fotografia?”, afirma Sylvia Sanchez.

SERVIÇO:

Prêmio “Invisível? SP | NYC” de Fotografia e Arte
Período: 28 de abril a 30 de junho
Tema: “Que São Paulo se torna visível por causa da bicicleta?”
Inscrições: www.cicloutopia.com