quinta-feira, 18 de junho de 2015

Fotos Históricas: Guerra é o inferno

junho 18, 2015 | por Cid Costa Neto


No dia 18 de junho de 1965, o fotojornalista Horst Faas registrava o retrato do soldado Larry Wayne Chaffin, integrante de um Batalhão da 173ª Brigada Aerotransportada do Exército dos Estados Unidos, que estava de plantão na defesa de Phouc Vinh, pista de pouso no Vietnã do Sul.

O jovem de 19 anos levava em seu capacete a frase "War is Hell" (guerra é o inferno) tipificando a atitude sarcástica de muitos soldados norte-americanos enviados para as remotas selvas do sudeste da Ásia para entrar em combate mortal. Muitos escreviam em seus capacetes frases que expressavam seus sentimentos sobre onde eles estavam e por que estavam ali.

A foto tornou-se icônica por mostrar um jovem soldado com um singelo sorriso no rosto, que revela um sentimento de inocência, em contraste com o texto em seu capacete que denuncia os horrores da guerra que ele testemunhou em primeira mão.

A identidade do soldado manteve-se desconhecida por muitas décadas até recentemente. Larry Wayne Chaffin serviu no Vietnã por exatamente um ano a partir de maio de 1965. Quando retornou para casa, Chaffin teve muitos problemas se reajustando à vida civil. Ele morreu em 1985, aos 39 anos, por complicações que surgiram a partir do diabetes, uma doença que pode ter sido contraída pela exposição ao agente laranja enquanto estava na guerra.

Fonte: Rare Historical Photos