sábado, 17 de outubro de 2015

Exposição apresenta uma visão intimista sobre o Japão

outubro 17, 2015 | por Resumo Fotográfico


A partir da próxima terça-feira (20), a Galeria Vilanova expõe Somos Memória, primeira individual da designer de interiores e fotógrafa carioca Ana Teresa Bello, com curadoria de Thomas Baccaro. Dividida em quatro séries - Respiro e Silêncio, Pequenos Desvios do Olhar, Arquitetura da Luz e A Solidão de Cada Um -, a mostra é composta por 15 imagens capturadas ao longo de uma viagem feita pela artista ao Japão, com paisagens urbanas intimistas, e cenas atemporais de um cotidiano muito distante do nosso.

“A memória é um recorte do mundo.” Com esta definição, Ana Teresa Bello partiu para uma viagem solitária ao Japão, com o objetivo de fotografar seu projeto autoral Somos Memória, resultado de uma pesquisa da artista acerca da compreensão do tempo, do silêncio e do outro. Com este trabalho, Ana Teresa Bello também coloca em discussão o fato da maior parte da nossa memória estar, ao que tudo indica, gravada em nossos celulares e em redes sociais. "Muito me interessa o quanto o impulso de compartilhar na virtualidade, para legitimar uma experiência, arranca as pessoas de um senso de presença no real", comenta. Reflexo de sua carreira paralela na área de Arquitetura, as imagens da artista ainda revelam uma preocupação com a harmonia das linhas e ângulos, e com a preservação da cena original, no enquadramento como foi clicada, sem pós-edição. Neste sentido, as imagens da artista revelam detalhes de uma experiência ímpar, seja dentro de um quarto incógnito, despido de qualquer traço nipônico, ou em cenas urbanas compostas de grafismo e desfoque, ou em retratos espontâneos, como a geisha “pós-moderna”, que anda pela rua isolada em seu smartphone, alheia a tudo.

Em sua primeira individual, Ana Teresa Bello leva ao espectador uma Tóquio desacelerada, onde luz e sombra penetram silhuetas incomuns, nas fendas de uma arquitetura fria e brutal. Desta forma, Somos Memória oferece uma linha tênue entre a delicadeza da tradição e o espasmo da modernidade no Japão, em um processo de desbravamento do longínquo, do exótico e do misterioso. No fundo, a intenção da fotógrafa é dizer: "Você é o lugar que habita, e você habita a sua própria memória, construída nesse lugar".

SERVIÇO

Exposição "Somos Memória"
Abertura: 20 de outubro de 2015, terça-feira, às 19h
Período: 21 de outubro a 14 de novembro de 2015
Horário: Terça a sexta-feira, com horário marcado / Sábado, das 11 às 19h
Local: Galeria Vilanova – Rua Domingos Leme, 73 – Vila Nova Conceição – São Paulo, SP
Informações: (11) 2691-1190 | www.galeriavilanova.com.br