quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Inhotim inaugura galeria dedicada a obra de Claudia Andujar

novembro 19, 2015 | por Resumo Fotográfico


Em 26 de novembro, o Instituto Inhotim, em Brumadinho, Região Metropolitana de Belo Horizonte, inaugura sua 19ª galeria permanente, dedicada ao trabalho da fotógrafa Claudia Andujar, nascida na Suíça e radicada no Brasil desde a década de 1950.

O pavilhão de 1.600 m² será o segundo maior do Parque e vai exibir mais de 400 fotografias realizadas pela artista entre 1970 e 2010 na Amazônia brasileira e com o povo indígena Yanomami. Ao longo dos anos, Andujar registrou o ambiente, as tradições e o contato dos índios com o homem branco. Para o evento de abertura, o Inhotim convidou dez lideranças indígenas para realizar uma pajelança durante o dia, que poderá ser acompanhada pelos visitantes.

Dividida em quatro blocos, a exposição inaugural da galeria é resultado de cinco anos de pesquisa da curadoria do Inhotim em conjunto com Andujar no arquivo da artista. Grande parte das fotografias é inédita, como as séries Rio Negro (1970-71) e Toototobi (2010), esta última realizada durante uma assembleia da Hutukara Associação Yanomami. Mesmo as imagens mais conhecidas da artista foram organizadas em séries amplas, que combinam fotografias icônicas a outras nunca antes ampliadas. Também será possível ver o maior conjunto já exibido dos registros que compõem Marcados. Trabalho mais reproduzido de Andujar, foi elaborado a partir de fotos feitas por ela para os cadastros de saúde utilizados pelas equipes de vacinação da região, numa tentativa de proteger os índios da dizimação por doenças até então desconhecidas por eles, como sarampo e poliomielite.

Para o diretor artístico do Inhotim e curador da mostra, Rodrigo Moura, Andujar está entre os raros artistas que conseguem, de forma poética, atribuir engajamento ao trabalho artístico. “A singularidade e a potência da trajetória de Claudia Andujar vêm da construção de um trabalho com um poder efetivo de intervenção no real, porém feito de costas para o sistema de arte do Brasil. De certa maneira, seu trabalho diz que esse encontro com outro, essa busca da arte para a constituição da identidade, tanto do autor quanto daquele que é fotografado, só é possível se dar fora de um sistema codificado e de interesses imediatos, como mercado e celebridade. Essa visão ética é uma fonte de inspiração para as novas gerações”, avalia.

Além das fotografias, fazem parte da mostra publicações de época, livros da artista e o documentário “A estrangeira”, produzido pelo Inhotim com direção de Moura. A partir de quatro entrevistas, realizadas em São Paulo, no Instituto e na aldeia Demini, no Amazonas, o filme conta a trajetória de Anjudar, desde a infância tumultuada pela Segunda Guerra Mundial até o envolvimento com os Yanomami e a causa indígena,

Seminário Visão Yanomami

Na sexta-feira, 27/11, acontece no Teatro do Inhotim o Seminário Visão Yanomami, que pretende ampliar a leitura de trabalho de Andujar em exposição no Instituto e atualizar questões sobre a causa indígena no Brasil e suas relações com política, arte e museu. Além da artista e do curador Rodrigo Moura, participam da programação Davi Kopenawa, Carlo Zacquini, Ailton Krenak, Ana Paula Caldeira Souto Maior, Moacir dos Anjos, Lux Vidal e Maurício Ye´kuana. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site do instituto: www.inhotim.org.br.

SERVIÇO

Inauguração da Galeria Claudia Andujar
Data: 26 de novembro de 2015
Horário: de 9h30 às 16h30
Visitas mediadas: de 10h30 às 13h30
Local: Instituto Inhotim - Rua B, 20, Inhotim, Brumadinho, Minas Gerais.
Informações: (31) 3571.9703 | info@inhotim.org.br