sábado, 5 de março de 2016

Exposição exibe recortes sobre o Feminismo e o trabalho de Mulheres Pioneiras

março 05, 2016 | por Resumo Fotográfico

A personalidade e o trabalho de mulheres que fizeram a diferença na sociedade e na profissão que escolheram e ajudaram a mudar o pensamento sobre direitos iguais entre gêneros

Thérèse Peltier por Helene Dutrieuc

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado dia 8 de março, a Photoarts Gallery apresenta a exposição Retratos do Feminismo. São mais de 100 fotos de pioneiras na luta pela igualdade entre homens e mulheres, pelo empoderamento feminino na sociedade e pela desconstrução da ideia de seus papéis na sociedade.

A mostra reúne de forma cronológica, as diferentes movimentações em direção à igualdade e inspira a lutar por uma relação humana mais justa. Está dividida em quatro módulos: Em Mulheres que nos inspiram, 20 fotos de pioneiras em suas profissões que superaram os meios machistas da época em que viviam e se tornaram inspiração. No módulo Mulheres Artistas, 12 imagens em grandes dimensões e revelam os trabalhos de fotógrafas contemporâneas que possuem um discurso que defendem a igualdade. Informação e Inspiração apresenta 25 imagens de aforismos de pessoas influenciadoras, feministas, e homens que defendem o posicionamento feminista. Junto a estes serão apresentados infográficos sobre a situação profissional da mulher e o preconceito da sociedade sobre este tema. No último módulo, Linha do Tempo, mais de 60 fotos curiosas de movimentos feministas desde o começo da história ocidental até hoje, entre elas as Sufragettes, na Inglaterra do século passado.

A exposição incentiva a discussão sobre o feminismo e chama os homens para reconhecer a independência e igualdade das mulheres, assim como as mulheres a perceber verdades sobre elas mesmas.

“Isto pode parecer óbvio, mas quando um ser humano é educado em um ambiente não igualitário, estas verdades se tornam ofuscadas”, diz o curador da mostra, Paulo Varella.

SERVIÇO

Exposição "Retratos do Feminismo"
Abertura: 6 de março, às 12h
Período de exibição: de 7 a 20 de março de 2016
Horários: de segunda a sábado, de 10h às 22h e aos domingos, de 11h às 22h
Local: Market Place Shopping Center - Av Dr Chucri Zaidan 902, Vila Cordeiro, São Paulo/SP