sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Grandes nomes da fotografia moderna e contemporânea em exposição na Pinacoteca de São Paulo

agosto 26, 2016 | por Resumo Fotográfico

Cecília Bastos/USP Imagens

Em cartaz na Pinacoteca de São Paulo, a mostra "Fora da ordem – Obras da Coleção Helga" apresenta importantes exemplares da fotografia contemporânea, ao lado de pinturas, esculturas, vídeos, instalações, desenhos e gravuras.

A coleção, que figura entre as mais importantes da Europa, foi editada pelos curadores Ivo Mesquita e José Augusto Ribeiro para trazer ao expectador duas vertentes que predominam no conjunto de obras: uma de inclinação surrealista, que retrata ambientes e situações fantasiosos ou oníricos, e outra de linguagem geométrica, autorreferente e serial.

Embora constantemente postos como antagônicos, os caminhos compartilham de intersecções tanto na potência e pulsão de estruturas abstratas, por vezes descritas como neutras e sóbrias, quanto na disciplina e cálculo envolvidos na criação de cenas caóticas e absurdas.

A mostra fica aberta a visitação até 26 de setembro, de quarta a segunda, das 10h às 17h30. A Pinacoteca do Estado de São Paulo fica no Largo General Osório, 66, Luz.

Fonte: Revista Zum