![]() |
1972 - Guerrilheiros vigiam a fronteira entre o Vietnã e o Camboja, onde estacas de bambu envenenadas foram posicionadas para atrasar possíveis exércitos invasores
|
A esmagadora maioria das fotografias famosas sobre a Guerra do Vietnã (1955-1975) foram feitas por profissionais ocidentais, sobretudo norte-americanos. Assim como em toda guerra, não havia por parte do exército americano nenhuma vontade de mostrar os adversários, os vietcongs do Vietnã do Norte.
Incomodado com a supremacia dos registros norte-americanos da guerra, o fotógrafo Doug Niven foi ao Vietnã descobrir onde estavam os fotógrafos que haviam registrado o outro lado da guerra. Em solo vietnamita, ele encontrou o fotógrafo Vo Anh Khanh, que ainda guardava os negativos das fotos que tirou dos exércitos do Vietnã do Norte durante a guerra. Algumas das fotos de Khanh nunca haviam sido impressas ou publicadas.
Com as imagens registradas por Khanh e por muitos outros fotógrafos que arriscaram a vida para mostrar o outro lado da guerra, Doug Niven decidiu editar o livro “Another Vietnam: Pictures of the War from the Other Side” (Outro Vietnã: Fotografia da Guerra feitas pelo Outro Lado, em tradução livre).
Confira abaixo algumas fotos do livro:
da Revista Galileu