terça-feira, 4 de outubro de 2016

Instagram censura fotógrafa de moda

outubro 04, 2016 | por Resumo Fotográfico

Harley Weir, uma das fotógrafas de moda mais destacadas do mundo, voltou a ter problemas com o Instagram. A conta foi bloqueada por a artista ter colocado uma foto considerada "ofensiva e inapropriada".
Detalhe da foto censurada (Reprodução)

Harley Weir, uma das fotógrafas de moda mais reconhecida internacionalmente, voltou a ter problemas com o Instagram. Desta vez, a fotógrafa teve a sua conta bloqueada por ter colocado uma foto considerada “ofensiva e inapropriada”.

Esta fotógrafa já tinha tido problemas nesta rede social, quando publicou uma das imagens da campanha publicitária da Calvin Klein. Em abril de 2016 a marca partilhou esta imagem, mas o Centro Nacional de Exploração Sexual pediu logo para que fosse retirada uma vez que, na sua opinião, ela “exalta e promulga o assédio sexual”.

O último caso da polémica que envolve Harley Weir diz respeito a uma fotografia de uma mulher nua com as coxas ensanguentadas que está em cima de palha. Segundo o jornal El Mundo, Weir decidiu deixar a natureza “fazer a sua magia”, ilustrando uma situação da vida real das mulheres. Esta fotografia foi considerada “ofensiva e inapropriada” e por isso o Instagram foi mais longe e não só retirou a foto como suspendeu a conta da fotógrafa.

Uma foto publicada por HARLEY (@harleyweir) em


Os colegas e adeptos da fotógrafa não gostaram da atitude da rede social e fizeram várias publicações com a hashtag #BringBackHarleyWeir. Os defensores da artista reconhecem que é difícil controlar o conteúdo de milhões de publicações, mas garantem que os responsáveis deviam diferenciar um trabalho que visa a mostrar a beleza, sem filtros, do material que é realmente grotesco e perturbador.

O Instagram já respondeu a esta polémica admitindo o erro ao suspender Harley Weir. A rede social já voltou a ativar a conta da fotógrafa.

do Observador