segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Participe do 10º Festival Hercule Florence de Fotografia

outubro 10, 2016 | por Resumo Fotográfico

Programado para acontecer entre os dias 16 e 20 de novembro, em Campinas, o evento vai reunir grandes nomes da fotografia nacional para uma serie de workshops, debates, projeções e exposições
Reprodução

A décima edição do Festival Hercule Florence de Fotografia vai acontecer entre os dias 16 e 20 de novembro deste ano, em Campinas. O evento foi contemplados pelo Programa de Ação Cultural - ProAC, mas para completar o orçamento e poder custear as demais oficinas dessa edição comemorativa a organização decidiu criar uma campanha de financiamento coletivo.

O evento será realizado na Estação Cultura, no Museu de Arte Contemporânea de Campinas José Pancetti (MACC), no Instituto de Artes da Unicamp e nas ruas da cidade. Essa edição foi pensada com dois eixos curatoriais. O primeiro deles, chamado Fotografia de Rua, propõe destacar o fotógrafo como sujeito atuante da cidade contemporânea através de ações dinâmicas, workshops e intervenções na cidade “tão rápidas quanto a urgência do nosso cotidiano”.

Já no segundo eixo, que levou o título Imagem Mágica, o principal objetivo é aproximar o fenômeno da câmera obscura do público do evento por meio de obras, oficinas e instalações interativas de artistas atuantes em diferentes partes do Brasil. Essa parte acontecerá no MACC com uma exposição composta por fotografias e objetos feitos com câmeras artesanais, ações e intervenções em espaços abertos e no próprio espaço expositivo.

Os interessados em contribuir com o festival podem fazer sua doação ou se inscrever em alguma das atividades através da campanha de financiamento no site Catarse.

Convocatória

O Festival Hercule Florence de Fotografia está com convocatória aberta para exposições coletiva e individual. Os fotógrafos interessados em realizar uma exposição individual poderão enviar seus projetos contendo de 10 a 15 imagens (mesmo que o projeto original seja maior) incluindo uma breve descrição e outras informações que julguem necessárias. Os projetos devem se adequar ao tema proposto, Febre Criativa.

Para a exposição coletiva, cada fotógrafo pode enviar até 5 imagens, sejam elas parte de uma série, ou imagens únicas, atentando-se ao tema proposto, Febre Coletiva. As imagens selecionadas participarão de uma exposição que será montada na Estação Cultura, durante o período do Festival Hercule Florence de Fotografia e de projeções realizadas durante o Festival, na Estação Cultura, Unicamp e outros lugares a definir.

As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de outubro de 2016. Acesse o site do festival para baixar os editais: www.festivalherculeflorence.com.br.