domingo, 6 de novembro de 2016

Mostra reúne fotos tiradas por moradores de favelas no Rio

novembro 06, 2016 | por Resumo Fotográfico

Anderson Valentim/Facebook/Reprodução

O projeto Favelagrafia reuniu moradores de nove comunidades do Rio com o desafio de fotografar o dia a dia dos moradores, belezas e paisagens dos locais onde vivem. A exposição fica em cartaz no Museu de Arte Moderna até 4 de dezembro.

São mais de 180 fotos do Morro do Borel, Santa Marta, Morro da Mineira, Complexo do Alemão, Providência, Cantagalo, Babilônia, Rocinha e Morro dos Prazeres. As imagens foram selecionadas pelos próprios participantes do projeto.

Um dos destaques da exposição é a foto que mostra cinco jovens, com rostos tapados, segurando instrumentos musicais como se fossem armas. O texto diz: "Alguns lutam com outras armas". A foto viralizou na internet e teve quase 5 mil curtidas no Instagram. Os meninos que estão na foto vão fazer um som junto com a banda Morenas do Sol, do Morro do Vidigal, na Zona Sul.

O autor, o estudante de design gráfico Anderson Valentim, disse em entrevista ao G1, que ficou assustado com a repercussão. "Eu fiz a postagem na hora do almoço e no final da tarde já eram centenas de cliques e comentários. Levei um susto quando vi que a Maria Rita [cantora] e o marido da Alicia Keys [rapper Swizz Beatz] tinham postado a foto se identificando. Até fiquei aterrorizado", contou.

SERVIÇO

Exposição "Favelagrafia"
Data: até 4 de dezembro de 2016
Horário: de terça a sexta de 12h às 18h e sábado, domingo e feriados de 11h às 18h
Local: Museu de Arte Moderna - Av. Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo, Rio de Janeiro