![]() |
Exemplo de estúdio doméstico (Ben Bond/OAB Photography) |
Para uma sessão fotográfica de retrato, a primeira coisa a considerar é se ela será feita no ambiente controlado do estúdio ou à luz natural de um cenário ao ar livre.
A vantagem da casa ou do estúdio, é que a iluminação pode ser colocada em qualquer ângulo e ter a intensidade e a difusão necessárias. O fundo pode ser trocado com facilidade e iluminado separadamente. O estúdio é também um lugar mais agradável para o fotógrafo e o modelo. Nem todo mundo dispõe de estúdio próprio, mas sempre é possível alugar ou adapta-lo em um ambiente doméstico.
Ao ar livre, a iluminação natural requer menos habilidade, pois, ao contrário do que acontece com o flash, registra-se exatamente o que se vê. A intensidade e a direção da luz são determinadas pelo posicionamento do modelo ou pela hora do dia escolhida para fotografar.
Mas o verdadeiro encanto de fotografar fora do estúdio é a enorme variedade de fundos adequados ao objeto, ou que revelem mais dele. E de saber conciliar a luz natural com a iluminação de estúdio.
de Focus Escola de Fotografia