sexta-feira, 3 de março de 2017

Por que a fotografia de vida selvagem importa

março 03, 2017 | por Resumo Fotográfico

A fotografia sempre desempenhou um papel significativo nos esforços de conservação. Fotos e imagens tornam a vida selvagem acessível e relacionável para as pessoas ao redor do mundo, especialmente para aqueles que nunca podem ver um elefante ou uma baleia-jubarte pessoalmente em sua vida.

Em homenagem ao Dia Mundial da Vida Selvagem, 3 de março, o site 500px publicou os depoimentos de alguns fotógrafos de vida selvagem sobre suas experiências e dicas para criar imagens envolventes e memoráveis ​​de animais.

Andrey Narchuk

"Com certas espécies em extinção, a conservação e a conscientização são mais importantes do que nunca, e alguns dos nossos talentosos fotógrafos de vida selvagem estão contribuindo para esses esforços documentando animais em seus ambientes naturais", comenta Paul Friesen, diretor de conteúdo da 500px.

Capturar esses momentos não é uma tarefa fácil. "Temos imensa admiração pela natureza e pela vida selvagem dos fotógrafos", acrescenta Paul. "A paciência pura e perseverança necessárias são notáveis e não podem ser esquecidas quando se olha a coleção de um fotógrafo."

Pieter Ras

Igualmente importante é a capacidade do fotógrafo de se conectar com a natureza e todos os seus elementos. O fotógrafo de vida selvagem Pieter Ras diz, "compreender o comportamento animal é crítico para planejar seu disparo e capturar o momento mágico."

O fotógrafo subaquático Andrey Narchuk concorda: "É importante encontrar um terreno comum - um entendimento - com os animais, e quando você sente a natureza, dá-lhe as melhores fotos." Como você pode imaginar, é uma habilidade difícil de dominar, e que só pode ser adquirida através do tempo e da experiência.

Yves Adams

Mariusz Potocki, fotógrafo de paisagens e vida selvagem, é particularmente atraído pelas regiões da Antártica e Sub-Antártica, onde a flora e a fauna permanecem em grande parte intocadas pelos seres humanos. "Os animais, em sua maioria, não têm medo das pessoas", diz Mariusz. Muitas vezes, eles são curiosos e se aproximam dos fotógrafos. Para Mariusz, essa curiosidade mútua cria uma sensação de proximidade e proporciona retratos de vida selvagem únicos.

Mariusz Potocki

Embora possamos pensar em animais selvagens como animais exóticos em terras distantes, o fotógrafo Daniel Parent nos lembra que o melhor lugar para fotografar a vida selvagem é onde quer que você esteja. "Há vida selvagem em todos os lugares", ele explica, mesmo se você vive em um ambiente urbano. Quanto mais perto você está de casa, mais tempo e acesso você tem, o que torna mais fácil para capturar o momento certo.

Daniel Parent

Talvez um dos maiores prazeres e desafios da fotografia da vida selvagem vem da imprevisibilidade da natureza. Mesmo com a meticulosa pesquisa, preparação e conhecimento dos comportamentos animais, não há como dizer o que você vai pegar na câmera. "Mantenha uma mente aberta", aconselha Pieter. "A natureza é imprevisível, então esteja sempre pronta e esteja preparada para fazer coisas que lhe darão vantagem".

Fonte: Adobe Creative Cloud (via 500px)