sexta-feira, 3 de março de 2017

Ilusão de ótica: Esta foto não tem pixels vermelhos!

março 03, 2017 | por Resumo Fotográfico


Quando olhamos para a imagem acima, vemos os morangos vermelhos, correto? Pode parecer incrível, mas a foto não possuí pixels vermelhos. Trata-se na verdade de uma ilusão de ótica. Não acredita? Abra a imagem no Photoshop e use a ferramenta "conta-gotas". Você vai reparar que onde vemos vermelho, na verdade são tons de cinza.

A foto foi criada por Akiyoshi Kitaoka, um professor de Psicologia na Universidade Ritsumeikan, no Japão, baseado em um fenômeno chamado de Constância da Cor. Seu cérebro corrige as cores quando elas são filtradas através de diferentes luzes. Na foto, há um excesso de ciano, cor oposta ao vermelho, e o cérebro tenta corrigir esse excesso com vermelho.

Além desse fenômeno sensorial que altera nossa percepção das cores, existe também um fator psicológico. Desde pequenos fazemos associações visuais e criamos uma ideia em nossa mente de que o morango é vermelho, assumindo isso como verdade sem precisar realmente olhar para ele. Essa associação também pode influenciar nossa percepção.

Fonte: Retouchist (via iPhoto)