sexta-feira, 19 de maio de 2017

Cuba à beira da mudança

maio 19, 2017 | por Resumo Fotográfico

O fotógrafo chileno Tomas Munita visitou Cuba várias vezes nos últimos seis anos, mas durante uma estada de dois meses ele realmente mergulhou na cultura cubana. O resultado é a série documental "Cuba On the Edge of Change", em que ele captura em maneiras muito íntimas como a ilha está repensando seu sentido de ser.

Estive cobrindo Cuba nos últimos cinco ou seis anos, sempre durante viagens curtas. Eu não fui para Cuba com uma ideia clara do que queria fotografar; Estava aberto a qualquer coisa realmente. Queria ficar nas casas das pessoas, porque quando você viaja em Cuba você normalmente ficar em lugares de família. Eu não tinha maior expectativa; Talvez eu iria encontrar histórias, mas eu não tinha certeza do que eu iria encontrar exatamente. Eu só queria estar lá em tempos tão rápidos.

É um momento muito importante para o país, que está mudando rapidamente após Obama suspender o embargo contra Cuba. Isso chamou muita atenção para o país de todo o mundo.

Nesta luz, nós decidimos que nós tínhamos que fazer uma história mais detalhada sobre Cuba. Para fazer isso, eu realmente queria passar o tempo fotografando, então, juntamente com minha esposa e três filhos, fomos para lá por dois meses. Foi lindo, foi uma experiência incrível para todos nós.

Viajar com a minha família foi completamente diferente de trabalhar sozinho. Quando eu estou sozinho, eu só me concentro em tirar fotos, estou perseguindo imagens o tempo todo. Mas quando estou com minha família, e com meus filhos especialmente, isso difere porque você começa a conhecer outros tipos de pessoas através deles.

Isso me retarda. Não há pressão. Isso me permite obter mais no ritmo do lugar. Você fica cansado procurando imagens o tempo todo; O olho está em melhor forma quando você dá um passo para trás. Permite que você veja coisas novas. Quando você tem tempo para relaxar, sua fotografia se torna melhor.

E isso é exatamente o que aconteceu - eu tive outras oportunidades para o habitual e outra abordagem para a situação. Para mim foi lindo. Eu poderia mergulhar no lugar e fui capaz de construir um relacionamento com as pessoas,  provavelmente de uma maneira melhor do que quando estou apenas procurando imagens por conta própria.

A mudança em Cuba é muito aparente, mas nem sempre necessariamente em uma boa maneira. Foi muito impressionante ver como os edifícios onde eu costumava encontrar pessoas foram deslocados pelo turismo. Uma casa onde sete famílias costumavam viver tinha sido transformada em uma pousada e um restaurante de luxo para os turistas, mas na esquina crianças cubanas ainda estavam brincando nas ruas. É muito impressionante ver esse incrível desequilíbrio entre dois mundos.

Essas influências estrangeiras pressionam os cubanos, porque envolve dinheiro e oportunidade. No entanto, está criando uma desigualdade estranha. Por exemplo, as pessoas com graus de educação superior, como engenheiros, agora se tornam taxistas. As pessoas começam a trabalhar no turismo para ganhar dinheiro. Isso é muito difícil de ver às vezes.

Foi muito emotivo quando Fidel Castro morreu. Literalmente, todos estavam na estrada para ver o caixão passar - as cidades estavam completamente desertas. Fiquei surpreendido com o quanto as pessoas amavam Castro; Eles o amavam como um símbolo daquela época. Ele era quase como uma figura de pai para eles.

Falei com muitas pessoas, desde fazendeiros até famílias ricas com casas grandes, e algumas delas até choravam quando eu perguntava como elas se sentiam. Nunca vi tanta paixão e admiração por alguém como os cubanos têm por Fidel.





Fonte: We Transfer | This Works