segunda-feira, 19 de junho de 2017

Galeria do Ateliê recebe exposição da artista Paula Huven

junho 19, 2017 | por Resumo Fotográfico

Fotografia da série “Devastação”, de Paula Huven

Na próxima sexta-feira, 23 de junho, no Rio de Janeiro, a Galeria do Ateliê recebe a exposição “Devastação”, com fotos da artista mineira Paula Huven. A série, composta de 13 fotografias, 20 contatos fotográficos originais e registros do processo da obra, retrata o silencioso diálogo de olhares entre mães e filhas através de um espelho.

Na mesma noite, será lançado também o livro de mesmo nome em uma elaborada edição com textos críticos de Maria Angélica Melendi e Carolina Junqueira dos Santos. A série recebeu o Prêmio Funarte Mulheres nas Artes Visuais 2013 e foi finalista nos prêmios Photo Visa Russia e Conrado Wessel 2015.

Na série “Devastação”, assim como em outros trabalhos, a artista faz uso da fotografia como dispositivo capaz de suscitar encontros, tornando a produção da imagem o próprio lugar da experiência. Mãe e filha sentam-se diante de um espelho falso, através do qual está a câmera. O tempo que se segue destina-se à troca de olhares entre elas, enquanto a artista, atrás do espelho e sem ser vista, fotografa.

O título remete ao conceito lacaniano segundo o qual devastação é a difícil trama que impossibilita a filha de se separar da mãe para constituir-se como mulher. As fotografias da artista nos convidam aos enigmas dessas relações entre as mães e suas filhas, no diálogo íntimo e silencioso dos olhares. Paula Huven aborda uma questão essencial da subjetividade feminina - a mãe e seu amor - de forma poética e conceitual.

SERVIÇO

Exposição e lançamento do livro “Devastação”
Abertura: dia 23 de junho, às 19h
Visitação: até 19 de agosto de 2017
Horário: de segunda á sexta, de 10h às 21h e aos sábados de 10h às 17h
Local: Ateliê da Imagem Espaço Cultural - Avenida Pasteur 453, Urca
Informações: (21) 2541-3314 | www.ateliedaimagem.com.br