Fotógrafos falam sobre essência, produção e história da fotografia
![]() |
Sérgio Ranalli
|
Varella tem 32 anos de fotografia, tendo sido repórter fotográfico da Folha de S.Paulo, do Grupo DCI, Editora Globo, editor de Fotografia do Estado de S. Paulo e gerente de imagem da Agência Brasil, em Brasília. Participou da cobertura das Copas do Mundo de 1998/França e 2002/Coreia-Japão; Jogos Olímpicos Sidney/2000; e visitas dos Papas Bento XVI (2007) e Francisco (2013).
Em 2003 Varella foi o único fotógrafo brasileiro a cobrir a Guerra do Iraque, junto com o jornalista Sérgio Dávila, atual editor-executivo da Folha de S. Paulo. O trabalho, que recebeu o Prêmio Esso de Reportagem, foi ampliado com a produção do livro “Diário de Bagdá’’. Retornou ao Iraque em 2005, 2010 e em março de 2013, acompanhando o desenrolar da ocupação americana e os dez anos de guerra. Em 2009 fotografou a fome na Etiópia. As fotos estão publicadas no livro “O Mundo não é Plano”, do repórter Jamil Chade, atual correspondente de O Estado de S. Paulo na Europa.
Por cinco anos Varella foi repórter fotográfico na cobertura do Palácio do Planalto e do Congresso Nacional. Trabalhou em coberturas internacionais em mais de 30 países. Foi fundador e sócio do Portal Fotos Públicas e ganhou por três vezes o Prêmio Comunique-se na categoria “Repórter de Imagem”, sendo ainda finalista em nove edições. Conquistou o Prêmio CNT (Confederação Nacional do Transporte) na categoria reportagem; o Prêmio ABAL (Associação Brasileira do Alumínio) também na categoria reportagem, Grande Prêmio Folha e Prêmio Folha de Fotografia.
Fotógrafo paulistano radicado em Londrina (PR), Sérgio Ranalli é o atual vencedor do Prêmio New Holland de Fotojornalismo, na categoria “Profissional - Geral”, com a foto “O agricultor observa o céu de geada”. Trabalha na área desde 1998 e atualmente é editor de Fotografia do jornal Folha de Londrina. Paralelamente, Ranalli desenvolve projetos autorais de fotografia registrando o homem, a natureza e populações isoladas.
Ranalli já venceu o prêmio Porto Seguro Fotografia, hoje chamado de Prêmio Brasil, e foi finalista do Prêmio Conrado Wessel. Também conquistou o primeiro lugar no Prêmio Fiep de Jornalismo – categoria Fotojornalismo e participou de exposições em diversos países da América Latina e na sede da Unesco, em Paris. No Brasil fez quatro exposições individuais: “Áfricas Invisíveis” (Brasília), “Retratos do Haiti” (São Paulo), “Fronteira Invisível” (Londrina) e “Cores da Solidão” (São Paulo).
SERVIÇO
Palestra “Fotojornalismo, história e novas tendências”
Data: 5 de setembro de 2017
Horário: 8h às 12h
Workshop “Fotografia Urbana”
Data: 5 de setembro de 2017
Horário: 13h às 15h
Local: Casa Fiat de Cultura, Piccola Galleria - Praça da Liberdade, 10, Belo Horizonte
Informações: (31) 3289-8900
Horário: 8h às 12h
Workshop “Fotografia Urbana”
Data: 5 de setembro de 2017
Horário: 13h às 15h
Local: Casa Fiat de Cultura, Piccola Galleria - Praça da Liberdade, 10, Belo Horizonte
Informações: (31) 3289-8900