quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Exposição: “Os Dias Lindos” de Carlos Moreira

agosto 23, 2017 | por Resumo Fotográfico

Praia de Paquetá, Rio de Janeiro, 1974 (Foto: Carlos Moreira)

Segue em cartaz na galeria Utópica, em São Paulo, a exposição “Os Dias Lindos”, que reúne 20 fotografias de Carlos Moreira, com curadoria de Rosely Nakagawa, e que é uma itinerância da mostra primeiramente apresentada em Santos, de junho a outubro de 2016.

O título “Os Dias Lindos” vem de uma crônica de Carlos Drummond de Andrade, publicada no jornal O Estado de São Paulo na mesma data de uma viagem feita por Carlos Moreira a Santos, durante a qual ele realizou algumas das fotografias selecionadas para a mostra. O dia era 27 de abril de 1975.

As fotografias de Santos e Guarujá, das décadas de 1970 a 1980, são especiais por muitos motivos. Mostram cidades litorâneas ainda bucólicas e poéticas, nas quais as pessoas se entregam à paisagem, à contemplação sem pressa, longe da agitação que transformou o litoral Paulista ao longo dos últimos anos. As fotografias são cópias únicas - ampliadas pelo próprio autor nas décadas de 1970 e 80, em processo analógico, elas guardam processos e papéis que hoje não existem mais no mercado, encontrados apenas em coleções particulares e em museus.

“Os Dias Lindos” traz imagens preciosas, que já foram pesquisadas por curadores e escritores, e expostas na Pinacoteca de São Paulo, na Caixa Cultural, no MASP, SESC entre outros espaços. Sem dúvida uma coleção rara pela qualidade e pela temática, que vai despertar o interesse de fotógrafos, artistas, e quem mais estiver buscando uma terapia indireta, como nas palavras de Drummond.

Dez fotografias de Carlos Moreira, uma mostra reduzida de “Os Dias Lindos” estará em exibição também na SP-Arte/Foto, de 24 a 27 de agosto, no JK Iguatemi, em seção do stand da Utópica (número 2) dedicada ao fotógrafo.

SERVIÇO

Exposição “Os Dias Lindos”
Data: até 16 de setembro de 2017
Horário: de terça a sexta, das 11h às 19h; sábado, das 11h às 17h
Local: Utópica - Rua Rodésia 26, São Paulo
Informações: (11) 30377349 | info@utopica.photography
Entrada franca