sábado, 9 de setembro de 2017

Juliana Paes posa nua para as lentes de Daniel Mattar

setembro 09, 2017 | por Resumo Fotográfico


A atriz Juliana Paes posou nua para o fotógrafo Daniel Mattar, em um ensaio para o caderno ELA, do jornal O Globo, que foi publicado neste sábado (9). Aos 38 anos e mãe de dois meninos, a atriz e embaixadora da ONU Mulheres falou sobre o corpo e a relação com a nudez.

“Eu nunca tive pudor com o corpo. Sempre lidei com ele de uma maneira natural, é uma ferramenta do meu trabalho. Há um caminho enorme entre a minha intenção e o pensamento do outro. Mas não estou preocupada com o que vão pensar. No começo da carreira, sim, eu tive um pouco de medo porque poderiam querer me explorar. Tive que me colocar: há cenas em que a nudez faz sentido, em outras não faz. Então, aprendi a estabelecer os meus limites e a dizer não”, avaliou.

Juliana já havia posado para a Playboy em 2004, fotografada por J.R. Duran. “Quando fiz a Playboy, o momento na minha carreira era propício, a revista tinha prestígio. Claro que pensei que eu poderia ficar rotulada de gostosa, mas ao mesmo tempo confiava muito na minha capacidade de ir além. Quando os meus pais me apoiaram, eu topei. Fiz pela grana mesmo, comprei um apartamento para mim e outro para a minha mãe. Mas não acho que aquela tenha sido a minha fase mais bonita”.

Para Juliana, este segundo ensaio nu é um ato de empoderamento. “Posar nua para o Caderno ELA é um ato político. As mulheres posavam nuas para revistas masculinas. Fiz essas fotos para um jornal feminino, para outras mulheres. A minha geração titubeava diante da palavra feminismo. Isso acabou. Eu acredito na causa, reitero os valores do passado e me orgulho de ver minhas colegas batalhando por nós. Essas fotos dizem que o corpo é meu, ser empoderada é ter coragem”.