segunda-feira, 4 de setembro de 2017

O mundo surreal das páginas centrais da Playboy

setembro 04, 2017 | por Resumo Fotográfico

Diante de um novo livro sobre a publicação masculina, Holly Black comenta as conflituosas relações da revista com as atitudes modernas
Christine Koren, Março de 1970 (Foto: Edward DeLong)

O significado cultural da revista Playboy tem sido amplamente debatido, com muitos comentaristas, principalmente masculinos, deliciando o compromisso da revista com o gosto, o estilo e, claro, a nudez feminina. Embora seu princípio central sempre tenha colocado as delícias de belas jovens, ele também encomendou algumas das maiores mentes atuais - como Jack Kerouac, Haruki Murakami e Margaret Atwood, para começar - enquanto permanecia politicamente comprometida e empregando um design radical, particularmente em seu apogeu, nas décadas de 1960 e 70.

A marca tornou-se um pilar da cultura convencional; O icônico coelho aparece em tudo, desde vestuário até estojos de telefone; vários clubes foram reintegrados nos últimos anos; e 2005 viu o primeiro episódio de um show de televisão extremamente bem-sucedido que reiniciou uma obsessão com a mansão Playboy e a inclinação de Hugh Hefner para namoradas loiras de olhos azuis.

Alana Soares, Março de 1983 (Foto: Ken Marcus)

Para a maioria das mulheres, o relacionamento com a Playboy é complexo. As virtudes da revista são constantemente prejudicadas pelo implacável olhar masculino com o qual seus assuntos são vistos, e não há como escapar do fato de que a revista se revela na mercantilização da forma feminina. Passei várias semanas entre um exaustivo catálogo de edições enquanto trabalhava com o James Hyman Archive, onde o elegante design e editorial de qualidade ficava fascinante junto com imagens de mulheres nuas e passivas, todas belamente embaladas para o consumo masculino.

Durante este tempo, eu também comecei a olhar para além do revestimento de sofisticação que tantos exaltam, examinando o mundo bizarro das páginas centrais da Playboy - que foi efetivamente destilado em um novo e robusto catálogo que registra cada instância dele, de 1953 a 2016. O icônico spread de duas páginas sempre foi considerado a posição mais cobiçada na revista, e apresentou algumas das maiores estrelas de pin-up do mundo, incluindo Marilyn Monroe, Jayne Mansfield e Bettie Page

Sally Duberson, Janeiro de 1965 (Foto: Pompeo Posar)

Muitas polegadas de coluna foram dedicadas a dissecar as tendências e os gostos que moldaram essas imagens, desde um aumento gradual da quantidade de pele mostrada, até a mudança de atitudes em relação ao corpo e ao corpo ao longo das décadas. No entanto, poucos mencionaram os mundos absolutamente surrealistas que esses modelos nus habitam. A falta de narrativa discernível que leva essas escolhas estéticas mensais é a queda de mandíbulas; Os conjuntos escolhidos rejeitam de bibliotecas públicas e bares de cocktails para cabines telefônicas e quadras de tênis, todos tomados entre exemplos mais óbvios - lençóis jogados e cenas de banho aconchegantes.

Muitas das situações são tão ativamente surrealistas que são completamente ridículas. Na esquina central de novembro de 1992, Stephanie Adams fica ao lado de uma geladeira cheia de ovos brancos e champanhe, enquanto em 1967 Dede Lid parece jogar badminton, dardos e montar um skate simultaneamente. Um favorito pessoal é a partir de abril de 1974, que retrata Marlene Morrow em um espartilho frilly, equilibrando precariamente um sapato de plataforma branco enquanto se encostava a um bidê fortemente decorado. O perigo kitsch empregado em tal ato é como algo de um esboço de Caráter melodramático .

Cher Butler, Agosto de 1985 (Foto: Richard Fegley)

O desprezo total da Playboy para a moda contemporânea ou qualquer aparência de realismo (incluindo a mecânica de como a roupa é efetivamente removida) mostra um lado decididamente diferente do ethos da revista. É um mundo comprometido com o núcleo da fantasia direta e masculina, onde as mulheres habitam terras estranhas que aludem tênue a uma ideia fantástica e distorcida de situações adultas. Não há nada elevador ou sofisticado sobre esse domínio, não é crítico ou desafiador de gênero. É simplesmente deliciar-se com a oportunidade de ver mulheres nuas, que são muitas vezes sorrindo e olhando ansiosamente para o público.

Nos últimos anos, a revista lutou com uma crise de identidade abrangente, proclamando o fim do nu em 2016 antes de reinstalá-lo no início deste ano. Parece que Playboy chegou a um acordo com o fato de que sempre foi, em última instância, destinada a cumprir seu dever como fornecedora de carne, mas se essa tradição para campy, as distâncias excêntricas do passado continuarão a ser vistas.

Pamela Jean Bryant, Abril de 1978 (Foto: Richard Fegley)

O novo livro "Playboy: The Complete Centrefolds" será lançado nesta terça-feira, dia 5 de setembro, publicado pela Chronicle Books.

Fonte: AnOther