segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Raymond Depardon ganha retrospectiva no CCBB Rio

outubro 30, 2017 | por Resumo Fotográfico

Autorretrato, Paris, 1959

Aos 75 anos, o consagrado artista francês Raymond Depardon é um homem de muitas facetas. E duas delas – a de fotógrafo e a de cineasta – poderão ser conhecidas pelo público carioca em uma retrospectiva que entra em cartaz no Centro Cultural do Banco do Brasil nesta quarta-feira (1). A exposição “Un moment si doux” conta com cerca de 175 fotos em cores e de dimensões variadas. Já a “Mostra Depardon Cinema” vai exibir 28 filmes entre 3 e 22 de janeiro de 2018.

As fotografias foram tiradas em vários países da Europa, África e América Latina, incluindo Brasil. Autorretrato, paisagens, personagens e situações corriqueiras do dia a dia são algumas cenas retratadas. Produzidas entre 1950 e 2013, sendo a maior parte inédita, as fotografias estiveram expostas entre 2014 e 2015 no imponente Le Grand Palais, em Paris, no museu MUCEM, em Marselha, e, recentemente, no Centro Cultural Recoletas na Argentina.

“Eu não sabia que eu era um fotógrafo da cor. Mas ela sempre esteve lá, desde o início. Eu sempre vi a cor como algo muito suave, ao contrário do preto e branco, com que eu me torno mais maniqueísta, querendo mostrar ao mundo que sofre. Na cor, eu sou completamente diferente. Eu estou mais ligado a minha infância feliz na fazenda dos meus pais, ao desejo amoroso também”, comenta Depardon.

Com mais de 40 obras, a cinematografia de Depardon é conhecida no mundo inteiro entre o público de cinéfilos. Seu trabalho foi consagrado com inúmeros prêmios no mundo inteiro: Gran Premio Nacional da Fotografia, César do Melhor Documentário, Prêmio Louis Delluc, entre outros. Além da exibição dos longas-metragens, o cineasta Raymond Depardon participará de uma palestra sobre documentários.

SERVIÇO

Exposição “Un moment si doux”
Data: de 1 de novembro de 2017 a 22 de janeiro de 2018
Horário: de quarta a segunda-feira, de 9h às 21h
Ingresso: gratuito
Local: Centro Cultural Banco do Brasil - Rua Primeiro de Março, 66 – Centro, Rio de Janeiro

Mostra “Depardon Cinema”
Data: de 3 de janeiro de 2018 a 28 de fevereiro de 2018
Horário: de quarta a segunda-feira, de 9h às 21h
Ingresso: gratuito (retirada de ingressos para a mostra 1 hora antes do início da sessão)
Local: Centro Cultural Banco do Brasil - Rua Primeiro de Março, 66 – Centro, Rio de Janeiro