quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Concurso “Beleza Fatal” premia fotos de coral invasor

fevereiro 08, 2018 | por Resumo Fotográfico

Claudia Lomba

O Projeto Coral-Sol, do Instituto Brasileiro de Biodiversidade – BrBio, em parceria com a Associação Brasileira de Imagens Subaquáticas (ABISUB), acaba de anunciar os vencedores do concurso “Beleza Fatal”. A iniciativa teve como objetivo ressaltar a importância da conservação marinha e do combate ao coral-sol, espécie invasora que ameaça a biodiversidade brasileira. As fotos foram produzidas na Ilha Grande, em Angra dos Reis, em dois pontos de mergulho: Ponta do Bananal e Sítio Forte, com apoio da Océan Centro de Mergulho.

O grande vencedor na categoria Master, com câmeras DSLR e Mirrorless, foi o fotógrafo Fábio Freitas. O segundo lugar ficou com Cleber Assumpção. Já o fotógrafo Edson Faria Junior arrematou a terceira posição. Na categoria Câmeras Compactas, o primeiro lugar ficou com Flávia Mergulhão. Larissa Marques Pires e Cláudia Lomba dividiram a segunda posição e Fernanda Saldanha ficou em terceiro lugar.

Um corpo de jurados, com notória experiência na avaliação de imagens subaquáticas, selecionou sete das mais de 300 imagens registradas do bioinvasor. Os vencedores e os melhores ângulos do coral-sol foram divulgados em evento de premiação no AquaRio, parceiro do BrBio e maior aquário marinho da América do Sul, na zona portuária da cidade do Rio de Janeiro. Os premiados receberam troféus, medalhas, brindes do Projeto Coral-Sol e puderam participar de tour gratuito guiado pela equipe do projeto para conhecer o mais novo ponto turístico da Cidade Maravilhosa.

O Projeto Coral-Sol tem apoio de recursos recorrentes do Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta firmado pela Chevron Brasil com o Ministério Público Federal com implementação do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade – FUNBIO.

Veja as fotos vencedoras:

DSLR

1º lugar: Fábio Freitas

2º lugar: Cleber Assumpção.

3º lugar: Edson Faria-Junior

Compacta

1º lugar: Flavia Mergulhão

2º lugar: Claudia Lomba

2º lugar: Larissa Marques

3º lugar: Fernanda Saldanha