terça-feira, 13 de março de 2018

Oficina de fotografia em Aracaju capacita pessoas com Down

março 13, 2018 | por Resumo Fotográfico

Oficina de fotografia da Galera do Click em São Paulo (Fotos: Karime Xavier/Folhapress)

O Instituto Lucas e Mariana Aribé de Acessibilidade para a Inclusão Social de Pessoas com Deficiência (Iluminar), o programa Aracaju Acessível e a Universidade Tiradentes promovem, entre os dias 22 e 24 de março a primeira oficina gratuita da Galera do Click na capital sergipana.

Criado em São Paulo pela fotógrafa Sandra Reis, o projeto capacita pessoas com síndrome de Down para o mercado de trabalho, promove o convívio de jovens com deficiência intelectual e a quebra do preconceito. A oficina é alusiva ao Dia Internacional da Síndrome de Down, 21 de março.

“Com muito alto-astral, estimulamos a inclusão social, a autonomia e o desenvolvimento de talentos por meio de oficinas lúdicas e criativas de fotografia e do incentivo à prática de atividades esportivas”, explica Sandra, que é mãe de Felippe, jovem com síndrome de Down.

Nas aulas, com auxílio de equipamentos diversos, são transmitidas noções do universo audiovisual como diferentes tipos de luz, composição, enquadramento e direção. A criatividade é estimulada, assim como a percepção sobre o outro e sobre si mesmo e os diferentes tipos de olhares.

Segundo a presidente do Instituto Iluminar, Ana de Fátima Alves, a oficina é o primeiro passo para a implantação do projeto em Aracaju. “Por isso contamos com a participação de fotógrafos profissionais que desejem trabalhar voluntariamente nesta importante iniciativa de inclusão social”.

As inscrições para participar da oficina, como profissional ou aluno, podem ser feitas através do preenchimento de um formulário online. As vagas são limitadas.



Cronograma

A oficina de fotografia envolve três momentos distintos. Na abertura, 22 de março, a partir das 19 horas, Sandra Reis fará uma palestra no Auditório Padre Melo da Unit, sobre o Galera do Click, com depoimentos de alunos. No dia 23, das 8h às 12h, haverá um treinamento para os fotógrafos que decidirem abraçar o projeto em Aracaju, com a participação de psicólogos, psicopedagogos e outros profissionais especialistas em deficiência intelectual, para promover debates sobre autonomia, superação, maturidade e responsabilidades dos jovens com síndrome de down. Este treinamento acontecerá na Sala 4 do Complexo de Comunicação Social da universidade.

No dia 24, a oficina de fotografia para pessoas com deficiência acontecerá pela manhã, no CCS da Unit, e à tarde no Parque dos Cajueiros, onde profissionais orientarão os jovens com síndrome de down a fotografar ao ar livre.