segunda-feira, 25 de junho de 2018

Oficina gratuita de fotografia resgata história de Sorocaba

junho 25, 2018 | por Resumo Fotográfico


A Prefeitura de Sorocaba abre nesta segunda-feira (25) as inscrições para oficina gratuita de Fotografia, com o fotógrafo Édeson Souza, do Grupo Imagem Núcleo de Fotografia e Vídeo de Sorocaba. Além da técnica, a atividade tem como objetivo resgatar a história das principais ruas da cidade. A inscrição será feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, no Chalé Francês.

Promovida pela Secretaria da Cultura e Turismo (Secultur), em parceria com o Governo do Estado, a ideia da oficina é resgatar a biografia das ruas históricas de Sorocaba, indo além das histórias daqueles que nomeiam as vias públicas, mas também registrando em fotos atuais e antigas através de pesquisas onde aquelas ruas estão inseridas, onde fotos das ruas são acompanhadas de textos sobre os logradouros.

Uma das situações mais comuns no cotidiano de uma cidade grande como Sorocaba é o desconhecimento por parte da maioria da população sobre a história e curiosidades dos nomes das ruas, avenidas e praças. Ao lembrar das avenidas, ruas e travessas, contudo, não é sempre que se percebe que elas guardam mais que somente os referenciais de posicionamento, mas também ajudam a resgatar a história de personalidades locais e nacionais ou mesmo das relações entre os moradores de determinada região com o espaço urbano.

Para o secretário da Cultura e Turismo, Werinton Kermes, a importância de se ter as informações sobre as ruas vai além do registro histórico ou da nostalgia, mas inclui questões urbanas como localização, endereçamento para correspondências e a questão cartorária. Além de uma exposição fotográfica, publicação em sites, a ideia é futuramente fazer um fotolivro com textos atualizados.

Entre as ruas históricas selecionadas estão a rua Padre Luiz, rua Monsenhor João Soares, rua Coronel Benedito Pires, rua Hermelino Matarazzo, rua Leopoldo Machado, avenida Juvenal de Campos, avenida Dom Aguirre, entre outras.

A avenida Dom Aguirre, uma das principais de Sorocaba, faz homenagem a José Carlos de Aguirre (1880 – 1973), o Dom Aguirre, um bispo católico brasileiro. Natural de Rio Claro, em 1924 foi nomeado Bispo Diocesano de Sorocaba, tornando-se o primeiro bispo da cidade. Deixou o bispado apenas com sua morte, após exercer o cargo por 48 anos.

As aulas terão início no dia 6 de julho, das 19h às 22h, no Parque dos Espanhois, na Vla Assis. Ao todo serão realizadas 10 aulas de 3 horas cada, totalizando carga horária de 30 horas. As aulas teóricas serão realizadas no Parque dos Espanhois e as práticas ocorrerão nas ruas históricas selecionadas.

De acordo com a Secultur, podem participar da oficina pessoas com idade a partir de 18 anos, que tenham câmera fotográfica com opção manual e conhecimentos básicos de fotografia. Serão oferecidas 30 vagas.

Para a inscrição, os interessados devem levar RG e CPF e um comprovante de endereço atualizado. O Chalé Francês está localizado na avenida Afonso Vergueiro, 280, no Centro de Sorocaba, no Jardim Maylasky, ao lado do Museu da Estrada de Ferro Sorocabana (MEFS) e da Casa 52. Mais informações pelos telefones (15) 3211.0143 ou (15) 3211.0578.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias
Publicado em: