terça-feira, 25 de setembro de 2018

Câmeras DSLR para quem está começando na fotografia

setembro 25, 2018 | por Cid Costa Neto


Uma dúvida muito recorrente entre os fotógrafos iniciantes é: qual câmera comprar? Embora as respostas de alguns fotógrafos para essa questão tendem a ser “qualquer uma”, existem algumas questões que precisam ser levadas em conta para nortear o fotógrafo iniciante.

Primeiramente, é importante considerar um equipamento que ofereça controles manuais táteis, ou seja, câmeras que permitam que você controle as suas funções através de botões estrategicamente colocados no corpo da câmera, sem ter que entrar a todo momento em menus digitais complexos.

Por isso, as câmeras DSLR são as mais indicadas para quem quer aprender as técnicas fotográficas, oferecendo controle manual completo dos recursos da câmera. Veja abaixo algumas sugestões de câmeras DSLR de entrada que são mais em conta para quem está começando:

Canon Rebel T6i e T6


Embora a Canon tenha lançado a Rebel T7i no começo do ano passado, ainda é possível encontrar exemplares novos da Rebel T6i por um preço mais baixo. As diferenças entre as duas câmeras são pequenas e não vão influenciar em nada o aprendizado das técnicas fundamentais da fotografia, com ambas proporcionando a mesma qualidade de imagem.

O mesmo acontece com a sua versão mais econômica, Rebel T6, que foi substituída no começo deste ano com o lançamento da Rebel T7, mas que ainda pode ser encontrada à venda por um preço mais em conta.

Nikon D3400 e D3300


Infelizmente, a Nikon não possui versões econômicas das suas câmeras de entrada, porém, também é possível encontrar os modelos de gerações anteriores por preços mais em conta. A empresa lançou no mês passado a D3500, que é menor e mais barata que sua antecessora, D3400. O modelo, no entanto, deve levar algum tempo para chegar no mercado brasileiro.

Enquanto isso, a D3400, anunciada em 2016, ainda é uma boa opção para iniciantes. Mas, assim como acontece com os modelos da Canon, também é possível encontrar em pontas de estoque exemplares novos do modelo anterior, D3300, com preços mais em conta.

Artigo publicado originalmente no site iPhoto Channel.