terça-feira, 2 de outubro de 2018

Série fotográfica discute a cultura do cosplay na Russia

outubro 02, 2018 | por Gabriela Brina


Quando a fotógrafa russa Mariya Kozhanova  olha através de sua câmera para o crescente número de seus compatriotas envolvidos em cosplay, ela vê algo diferente - ou, pelo menos, algo a mais. Com 29 anos de idade, Kozhanova está envolvida na área do cosplay há vários anos. “Por um longo período de tempo”, disse ela, “não conseguia entender o que estavam fazendo”. Ela se perguntava porque gastavam tanto tempo e dinheiro fazendo fantasias de super-heróis. A resposta, ela decidiu, que se tratava em parte com a insatisfação sobre o que a vida real tinha a oferecer.

Em sua série de fotografias, intitulada “Declared Detachment”, os cosplayers russos mostram um pouco da exuberância que é característica daqueles personagens, muitas vezes oriundos do Japão ou dos Estados Unidos. Na série, eles frequentemente aparecem contemplativos ou até mesmo melancólicos. Mas parte disso pode ser explicado pela decisão de Kozhanova de não fotografá-los enquanto estão atuando, quando estão em trajes, mas não com a personalidade dos personagens.

“Algumas dessas pessoas declararam seu caminho através da cultura de massa japonesa do 'cosplay', onde em um mundo simples, cativante, brilhante, espetacular e superficial de heróis de anime, ídolos atraentes e visuais coloridos, você poderia se tornar qualquer um desses personagens. Esta geração escapou para uma ideologia diferente e tentou construir seu mundo ilusório sobre as ruínas do passado. Mas será que suas crenças são verdadeiras para se estabelecerem ou apenas um desapego temporário de problemas e imperfeições da vida cotidiana?”


















Fontes: The New York Times, The Eye of Photography