domingo, 24 de fevereiro de 2019

7 atores de Hollywood que também são talentosos fotógrafos

fevereiro 24, 2019 | por Cid Costa Neto

Eles são conhecidos principalmente por seus trabalhos diante das câmeras, incorporando diferentes personagens, porém, muitos atores de Hollywood possuem paixão (e talento) pela fotografia.

Jessica Lange


Mais conhecida por seus papéis na série “American Horror Story, a premiada atriz Jessica Lange também é uma talentosa fotógrafa. Ela publicou seu primeiro fotolivro em 2008, com 50 estudos em preto e branco de pessoas desconhecidas e lugares distantes. A publicação foi acompanhado por uma exposição na George Eastman House, em Rochester, Nova York, e Lange recebeu o primeiro George Eastman House Honors Award no ano seguinte. Em 2016, o Museu da Imagem e do Som de São Paulo recebeu a exposição “Jessica Lange: fotógrafa”, originalmente intitulada “Unseen”.

Jeff Bridges


Jeff Bridges é um dos atores mais bem sucedidos de Hollywood. Em 2010 foi premiado com o Oscar por sua atuação no filme “Crazy Heart”, tendo sido indicado seis vezes ao longo de uma carreira que se estende por cinco décadas. O que poucas pessoas sabem, no entanto, é que Bridges tem fotografado os sets de seus filmes por mais de 30 anos, capturando momentos dos bastidores, registrando os atores, a equipe e os locais de filmagem.

Após a conclusão de cada filme, ele edita as imagens em um livro e dá cópias a todos os envolvidos. Os livros, que se tornaram valorizados por colecionadores, nunca foram destinados para venda ao público, mas, em 2006, a editora Powerhouse publicou “Pictures: Photographs by Jeff Bridges”, uma compilação de fotos feitas em várias locações ao longo dos anos.

Em 2013, Bridges foi homenageado durante a vigésima nona edição do Infinity Awards, prêmio de fotografia promovido anualmente pelo International Center of Photography em Nova York.

Norman Reedus


O modelo e ator Norman Reedus é mais conhecido pela série “The Walking Dead”. Mas muito antes de ele encontrar a fama, ele já nutria uma paixão pela fotografia, que começou quando ele teve aulas no ensino fundamental e médio. A fotografia tornou-se uma séria busca quando ele se mudou para Los Angeles aos vinte e poucos anos e apresentou exposições de arte com amigos da Otis College of Art e Design.

Reedus continuou a desenvolver seu estilo distinto, que gira em torno do tema recorrente de tornar a beleza perturbadora. Seu trabalho foi exibido em Berlim, Hamburgo, Nova York, São Francisco e Los Angeles; publicado em um volume de colecionador de edição limitada intitulado “The Sun's Coming Up… Like a Big Bald Head” (Autorscape 2013) e vendido em leilão na Sotheby's.

Viggo Mortensen


O ator dinamarquês-americano Viggo Mortensen é praticamente a definição do dicionário de um homem da Renascença. Um ator, produtor, autor, músico, poeta e pintor, ele também é um fotógrafo talentoso. Com parte de seus ganhos dos filmes “O Senhor dos Anéis”, ele fundou a editora Perceval Press para ajudar outros artistas, e também publicou seus próprios livros altamente conceituados, apresentando sua própria poesia, fotografia e pintura.

Aaron Eckhart


O ator Aaron Eckhart, mais conhecido por sua aparição no filme “Batman, O Cavaleiro das Trevas”, é bastante sério sobre sua fotografia. Em 2012, ele se ofereceu para visitar a República Dominicana, que estava sofrendo danos devastadores por furacões, em nome da instituição de caridade AmeriCares, especializada em assistência médica em áreas de desastre. Eckhart passou três dias fotografando imagens em várias instalações, incluindo unidades de câncer, unidades de HIV, unidades infantis e casas de idosos, e várias de suas imagens foram depois leiloadas por milhares de dólares.

Gary Oldman


O ator e diretor britânico Gary Oldman é um fotógrafo talentoso e um entusiasta por equipamentos históricos. Atualmente, ele está trabalhando no filme “Flying Horse”, sobre Eadweard Muybridge, o pioneiro da fotografia em movimento.

Ao longo dos anos, Oldman também cultivou um distinto estilo fotográfico, filmando os bastidores de filmes como “The Book of Eli” e “Child 44”, usando uma câmera panorâmica Widelux F6B com lentes Swing. Em 2012, seu trabalho foi exposto no Museu Kennedys em Berlim, e em 2016 na Galeria Flores, em Londres.

Tim Roth


Figura carimbada nos filmes de Tarantino, o ator britânico Tim Roth entrou na fotografia quando criança, foi para a faculdade de arte quando adolescente e sempre foi fascinado por câmeras. Por isso, não é surpreendente que ele tenha um talento para a fotografia, que veio à luz quando Francis Ford Coppola publicou suas imagens em sua revista literária, Zoetrope, em 2007.

O interesse de Roth pela disciplina também o levou a oferecer financiamento antecipado para o documentário “Finding Vivian Maier”, sobre o grande fotógrafa que so teve seu talento descoberto após sua morte. Um colecionador entusiasta do trabalho de Maier, Roth também esteve centralmente envolvido na montagem de exposições de seu trabalho em Los Angeles.

Artigo publicado originalmente no site iPhoto Channel.