quarta-feira, 27 de março de 2019

Como ganhar dinheiro com a fotografia de drone

março 27, 2019 | por Resumo Fotográfico

Denys Nevozhai/Unsplash

Drones tornaram-se tão acessíveis e baratos que quase qualquer um pode fazer fotografia aérea hoje em dia. Algo que antes era limitado aos profissionais agora está disponível para fotógrafos amadores, entusiastas e empreendedores.

As fotografias aéreas são bastante impressionantes e são procuradas por planejadores de eventos, colecionadores de arte e por uma variedade de indústrias e empresas. Vender imagens aéreas tornou-se uma boa maneira de ganhar dinheiro com seu drone.

Talvez você queira aumentar sua renda ou possivelmente construir um negócio próspero a partir de da fotografia aérea. Vamos dar uma olhada em algumas maneiras pelas quais você pode ganhar dinheiro com fotografias de drones.

Veja também: Como iniciar na fotografia de drone

John O'Nolan/Unsplash

O equipamento que você precisa para ganhar dinheiro com seu drone

A primeira coisa que você precisa saber antes de começar a vender fotos ou vídeos feitos com o drone é que as imagens precisam ser de alta qualidade. É importante ter uma boa câmera e fornecer imagens nítidas e de alta qualidade. Ninguém vai comprar imagens borradas que parecem ter sido tiradas com um drone barato ou por um fotógrafo inexperiente.

Se você é sério em seu esforço, vale a pena investir em equipamentos profissionais. À medida que você recebe mais contratos e começa a ganhar dinheiro, pode comprar mais equipamentos e acessórios para o seu drone, como um gimbal e outros itens que lhe darão a oportunidade de tirar fotos melhores.

Michelle Spollen/Unsplash

O que você precisa fazer antes de começar a ganhar dinheiro com seu drone

Agora que você tem o equipamento adequado e está pronto para fazer o primeiro show, é necessário fazer alguma preparação antes de começar.

Primeiro, pesquise os regulamentos referentes a operar drones em seu país e nas áreas em que você prevê que voará com seu drone. Leis diferentes estão em vigor e estão se adaptando a essa nova atividade regularmente. Alguns países, como os EUA, exigem que você registre seu drone antes de levá-lo aos céus.

Em seguida, você precisa praticar e você tem que conhecer o seu drone para torná-lo uma atividade lucrativa. Antes de começar a fazer shows, certifique-se de estar muito confortável com seu drone e de ter experiência de voo suficiente para ser produtivo. Certifique-se de ter o conhecimento necessário para capturar as imagens contratadas.

Se você pretende fazer um negócio com sua fotografia drone, você tem que tratá-lo como tal, um negócio. Consulte o departamento de práticas comerciais locais para cumprir as leis vigentes em sua localidade. Alguns lugares legalmente exigem treinamento de pilotos para qualquer fotógrafo que queira ganhar dinheiro com a fotografia de drones.

Outra coisa a considerar é seguro. Voar um drone é considerado uma atividade de alto risco. Quedas e ferimentos não são incomuns. Você vai querer se proteger e seu drone para possíveis acidentes e danos. Procure um seguro que melhor atenda às suas necessidades.

Nikita Kachanovsky/Unsplash

Maneiras de ganhar dinheiro com seu drone

Existem várias maneiras de ganhar dinheiro com sua fotografia drone. Você pode se concentrar em um tipo e se tornar um especialista no campo ou aproveitar várias opções para ampliar sua experiência.

1. Fotografia e videografia

Esta é obviamente uma ótima maneira de começar a vender suas fotografias aéreas. Você pode capturar suas próprias imagens e ser tão criativo quanto quiser ou ser comissionado para um contrato específico.

Se você já tem algumas imagens das quais se orgulha, por que não tentar vender suas fotografias aéreas como impressões. Muitos sites, como o Etsy , permitem que você crie sua própria loja virtual on-line e venda sua fotografia. Você também pode ser criativo e imprimir em objetos, como agendas, e vendê-los. Dê uma olhada no que outros fotógrafos estão fazendo por inspiração.

Você também pode explorar mercados específicos onde as fotografias aéreas estão em alta demanda. Aqui está uma lista de alguns nichos que regularmente exigem os serviços de um fotógrafo de drones.
  • Arquitetura: Você pode tirar fotos de prédios e monumentos e tentar vendê-las aos proprietários ou sair e se promover para construtores e arquitetos. Arquitetos muitas vezes gostam de fotografias aéreas de seu trabalho para seus próprios portfólios.
Afrah/Unsplash

  • Casamentos: Esta é uma tendência crescente para contratar um fotógrafo / cinegrafista drone para casamentos. Crie uma rede com fotógrafos de casamento em sua área e ofereça seus serviços. 
  • Imobiliária: Entre em contato com empresas imobiliárias e corretores de imóveis locais para que eles saibam que você pode fornecer fotografias aéreas de propriedades que eles têm no mercado. As listagens mais luxuosas tendem a exigir mais visuais.
  • Eventos esportivos: Esse pode ser um mercado interessante para explorar. Seja contratado para capturar imagens e vídeos de eventos esportivos do ar. Entre em contato com clubes esportivos locais.
Unsplash

  • Reportagem: Os apresentadores e repórteres locais estão constantemente à procura de conteúdo para suas notícias e histórias. Você pode ficar atento aos eventos e sair sempre que possível para gravá-los. Ou, às vezes, estar no lugar certo na hora certa pode fornecer imagens que você pode vender. 
  • Hotéis/Resorts: Esse é outro nicho interessante para investigar. Hotéis e resorts contratam fotógrafos de drones para ter algumas fotografias aéreas ou vídeos para promover seus negócios e serviços. Eles também contratam fotógrafos drone para eventos especiais.
  • Concertos: Entre em contato com promotores de eventos para oferecer seu trabalho durante shows de música e eventos culturais. 
Roberto Nickson/Unsplash

2. Banco de imagens

Você pode criar um perfil com alguns sites de fotos como a iStock e a Shutterstock e enviar suas imagens para análise. Se eles aceitarem suas fotos, você poderá ganhar dinheiro em cada download acumulado.

Dê uma olhada em vários sites de fotografia, como alguns oferecem fotografia barata e não pagam muito bem. Outros, como a Getty Images, priorizam a qualidade em detrimento da quantidade e os royalties são consideravelmente maiores do que em outros sites.

Quando você está fora durante um contrato, tente tirar algumas fotos para você mesmo que você pode editar e vender como estoque. Geralmente não é uma maneira de ganhar a vida, mas pode fornecer uma renda passiva leve nos próximos anos.

Unsplash

3. Agricultura

Agricultores e trabalhadores agrícolas precisam ficar de olho em suas plantações e uma maneira fácil de fazê-lo é a partir do ar, com fotografias aéreas ou vídeos.

Você precisará de alguma experiência e saberá exatamente o que os clientes esperam de você antes de começar esse tipo de fotografia com drones. Você provavelmente estará procurando por crescimento de plantas, pool de água e uniformidade de campo.

4. Mapeamento

Muitas indústrias contratam fotógrafos de drones para tirar fotografias aéreas por várias razões. Isso pode ser um negócio muito lucrativo se você for um fotógrafo experiente.

Aqui está uma lista de indústrias que contratam regularmente os serviços de fotógrafos para fornecer fotos aéreas ou vídeo.
  • Indústria Florestal
  • Indústria de construção
  • Setor de Arqueologia
  • Industria de mineração
  • Topografia
  • Paisagismo

Markus Gempeler/Unsplash

5. Vigilância/Segurança

Outro campo para investigar e que pode ser bastante lucrativo é o setor de vigilância. Muitas indústrias contratam fotógrafos drones para vigiar propriedades ou documentar eventos. Isso pode ser empresas privadas ou escritórios do governo.

6. Inspeção

Uma variedade de indústrias e empresas de serviços públicos contratará fotógrafos de drones para inspecionar prédios, obras ou instalações por motivos específicos.

Aqui estão algumas empresas que podem precisar de imagens ou fotos de drones.
  • Companhias de seguros
  • Serviços de utilidade (energia, telefone, água, gás, etc)
  • Construção

Eles podem precisar de você para inspecionar sites por quaisquer danos. Ter um conhecimento básico da indústria com a qual você deseja trabalhar ajudará você a saber o que procurar para fornecer o melhor material.

7. Ensine técnicas de voo

Se você atingiu o nível de experiência em que dominou o drone e a fotografia aérea, pode decidir ensinar suas habilidades aos fotógrafos que estão entrando no negócio.

Unsplash

Fonte: Photolemur