sexta-feira, 19 de abril de 2019

Fotógrafo cria campanha pela saúde indígena

abril 19, 2019 | por Cid Costa Neto

Renato Soares

Há mais de 30 anos, o fotógrafo Renato Soares viaja pelas aldeias dos povos indígenas no Brasil. Através da convivência, ele conseguiu fotografar momentos belíssimos e únicos, com o objetivo de registrar todas as etnias para o projeto “Ameríndios do Brasil”. Em contrapartida, Renato repassa 1/3 de tudo que ganha com a venda de suas fotos para cada etnia.

Saúde indígena em crise

No dia 20 de março de 2019, o Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, anunciou a proposta de acabar com a Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) e incorporar os serviços destinados às aldeias a uma nova Secretaria Nacional de Atenção Primária. A decisão causou uma série de manifestações dos povos indígenas e, no dia 28, o governo recuou.

Atualmente, o atendimento médico dos povos indígenas é responsabilidade do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena, componente do Sistema Único de Saúde (SUS) e mantido com recursos da União. Nos dias 19 e 20 de março, diversas lideranças indígenas de todo o país denunciaram uma série de ações que estão paralisando o sistema de atenção à saúde.

“Este ano, a situação piorou muito. Além de médicos e enfermeiros não receberem salários, também não recebem remédios e outros itens básicos. Me vieram notícias do Mato Grosso, do Pará, do Amazonas sobre a perda de amigos preciosos, pessoas que conheci nas aldeias que visitei ao longo destes anos. E percebi que a situação está caótica”, disse Renato ao site Conexão Planeta.

Fotos pela vida

Para ajudar seus amigos, o fotógrafo resolveu criar uma campanha, colocando à venda uma série de obras. Quem quiser apoiar, pode adquirir uma cópia de suas fotografias, que será impressa em papel fine art no formato 30x45 cm. O valor angariado será usado para comprar remédios e outras necessidades. Os interessados devem entrar em contato por e-mail: renato@imagensdobrasil.art.br.



Para conhecer mais sobre o trabalho de Renato, acesse: www.imagensdobrasil.art.br.