sexta-feira, 7 de junho de 2019

Fotografia de Gigi Monteiro participará de Bienal na Itália

junho 07, 2019 | por Resumo Fotográfico

Obra "Pantanal” foi selecionada para a Bienal Internacional de Arte Contemporânea MANTOVA Artexpo 2019, evento que reúne artistas, curadores e colecionadores

A fotografia intitulada “Pantanal”, da brasileira Gigi Monteiro foi selecionada para participar da MANTOVA Artexpo 2019 – International Biennal of Contemporary Art, em Mântua, na Itália. A fotografia de 2017 - variação da imagem vencedora do Prêmio Internacional de Arte Raffaello 2018, em Bolonha, Itália -, foi selecionada pelos curadores Francesco Saverio Russo e Salvatore Russo, e apresenta a diversa paleta de cores que compõem o visual majestoso do Pantanal mato-grossense, Reserva da Biosfera e Patrimônio Mundial da Unesco.

Após participar de inúmeras mostras no Brasil, e de coletivas em Nova York (EUA), Roma (Itália) e solo em Paris (França), Gigi Monteiro retoma sua presença em grandes eventos internacionais, sendo selecionada para a MANTOVA Artexpo 2019. A bienal inclui diversos setores dedicados a temas específicos, como paisagem e retrato, interpretados por artistas do mundo inteiro, em técnicas que variam de escultura a aquarela, fotografia e videoarte, formando um ambiente expressivo e com total liberdade criativa. O evento contará com a presença dos conceituados críticos de arte italianos Paolo Levi e Philippe Daverio e do crítico Vittorio Sgarbi, que irá selecionar três artistas para uma exposição em uma renomeada galeria de arte em Roma.

A produção mais recente de Gigi Monteiro revela seu olhar poético sobre paisagens brasileiras, todas elencadas como Patrimônio Mundial da Unesco - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Entre os locais retratados, o Cristo Redentor (Rio de Janeiro/RJ), o Pantanal, o encontro do oceano com o continente em Florianópolis, e a Mata Atlântica. Nos dizeres do curador Ian Duarte Lucas: “(...), os trabalhos de Gigi nos propõem um reencontro. O reencontro com outro tempo: o tempo da Beleza. Importante e necessário exercício em um mundo que hoje tanto ressalta as diferenças, a fotógrafa mira suas lentes para um patrimônio que nos une, comum a todos nós”.

Autodidata nos primeiros momentos de sua carreira fotográfica, Gigi Monteiro aprimorou seus conhecimentos e técnicas no meio acadêmico, e não esconde uma grande paixão pela arte da Fotografar e por viajar. Sempre criativa no formato de seus trabalhos, a artista investe em recursos de melhor qualidade, como impressões em papel algodão Hahneumühle, caixas de acrílico e sobreposição de tecidos - que conferem efeito tridimensional às obras. “Dedico-me ao trabalho sem pressa ou pretensão. E busco preservar o frescor dos primeiros passos, vibrando a cada nova etapa e fazendo daquele momento o mais importante que vivi até então”, conclui a fotógrafa.

SERVIÇO

MANTOVA Artexpo 2019 – International Biennal of Contemporary Art
Abertura: 8 de junho de 2019, sábado, às 17h
Período: de 9 a 16 de junho de 2019
Horários: de segunda a sexta-feira de 15 às 19h30, sábado e domingo de 10 às 19h30
Local: Francesco Gonzaga Museum – Piazza Virgiliana, 55 – 46100 Mântua – Itália