quinta-feira, 18 de julho de 2019

Sony lança mirrorless full frame A7R IV com 61 megapixels

julho 18, 2019 | por Resumo Fotográfico


A Sony anunciou o lançamento da câmera mirrorless full frame A7R IV, equipada com um sensor BSI-CMOS de 61 megapixels com um total de 15 stops de faixa dinâmica. O novo modelo possui um sistema AF híbrido com 567 PDAF e 425 pontos de detecção de contraste e 74% de cobertura.

O corpo foi reprojetado, com vedação climática aprimorada, incluindo juntas de espuma ao redor das portas da bateria e do cartão e lábios levantados em volta de todos os conectores que, junto com portas de borracha, impedem que a água trabalhe ao redor do selo. Há também uma aderência significativamente mais profunda, um joystick maior e reposicionados, botões e mostradores 'recém-projetados'. Há também um EVF de 5,76M, slots de cartão duplo UHS-II e USB-C. A câmera também possui Wi-Fi 802.11ac, além de Bluetooth e NFC.

A A7R IV usa a bateria NP-FZ100, com autonomia para cerca de 670 fotos usando o LCD e 530 usando o EVF, com base no teste padrão da CIPA. Assim como a sua antecessora, a A7R IV possui estabilizador de imagem de 5 eixos integrado, o que pode reduzir o tremido em até 5,5 pontos. Ela tem o mesmo processador Bionz X e tela sensível ao toque inclinada de 1,44M que a Mark III. Com o modo de corte APS-C, é possível obter imagens de 26 megapixels, com cobertura AF de quadro quase total e 325 pontos PDAF.


O modo Pixel Shift pode capturar 960 megapixels de dados, compondo 16 imagens, que podem ser processadas através do software Imaging Edge da Sony para criar fotos de 240MP. Os usuários têm a opção de um modo de 16 disparos que faz um desvio de 1/2 pixel ou um modo de 4 disparos que faz mudanças de pixel completas. Usando o modo 1/2 shift, obtém-se o dobro da resolução espacial e a cor total em cada pixel, enquanto o modo full shift apenas cancela o filtro Bayer.

A A7R IV pode capturar vídeo 4K/30p com oversampled com rastreamento por toque e Eye AF em tempo real, além de suporte para S-Log2/3 de 8 bits e HLG. Ao usar a safra Super 35, há um corte adicional de 1,2x a 30p e 1,1x a 24p. Assim como acontece com a sua antecessora, a taxa de bits superior é de 100Mbps usando XAVC S.

Há também uma nova interface digital entre o microfone e a câmera, tornando a A7R IV a primeira câmera a aceitar entrada de áudio digital. Para acompanhar, há um novo microfone e um adaptador XLR, ambos com ADCs integrados para fornecer sinal digital à câmera (mas que também têm modos de saída analógicos para manter a compatibilidade com câmeras antigas). A câmera inclui novas opções de conectividade, graças à adição de Wi-Fi de 5GHz.



A Sony A7R IV tem previsão de chegar ao mercado em setembro deste ano custando US$ 3.500 (cerca de R$ 13.100 na cotação atual).