quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Começa nesta quarta-feira o festival Paraty em Foco 2019

setembro 18, 2019 | por Resumo Fotográfico

Fotografia da série “Sonhos Yanomami”, de Claudia Andujar

Tem início nesta quarta-feira (18) o 15º Festival Internacional de Fotografia Paraty em Foco, que tem como tema as “Migrações” e busca firmar-se como “Um Evento para Todos os Olhares”, dando espaço às várias vertentes da expressão fotográfica. Com extensa programação, o festival apresenta uma série de exposições, projeções, entrevistas e workshops, até domingo (22).

“O Brasil é um país de imigrantes e de maciços fluxos migratórios internos. A fotografia brasileira também é fruto desse processo ainda em aberto. É diversa e mestiça. Carrega o sangue do tráfico humano forçado, dos indígenas mortos na expansão sem fim das fronteiras agrícolas, mas também carrega os anseios e esperanças de muitos imigrantes que vieram fugindo de guerras e da fome em busca de uma chão para fazer florescer os seus sonhos.”

A fotógrafa Claudia Andujar é a Homenageada do Ano. Nascida na Suíça, em 1931, ela chegou em 1955 ao Brasil, após perder grande parte de sua família na Segunda Guerra Mundial. Atraída pela vida e a causa dos povos indígenas, que sofrem até hoje um extermínio lento, com a paulatina migração do homem branco, o avanço do desmatamento e da grilagem, da mineração, das madeireiras e da agricultura de exportação, sua obra é um alerta permanente contra essa condição.

Outro convidado é Orlando Azevedo, açoriano de nascença, brasileiro por escolha. Vivendo em Curitiba, onde atua como agitador cultural, ele soube traduzir em fotos, por meio de um trabalho minucioso, o Coração do Brasil, território múltiplo e mestiço, formado por todos os tons de pele, do caboclo ao imigrante e o nativo. Para saber mais, acesse: www.pefparatyemfoco.com.br.