quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Grandes fotógrafos encontram grandes artistas

agosto 27, 2020 | por Adriana Vianna

É a promessa do novo livro de fotografia Magnum Artists - editado por Simon Bainbridge e publicado pela editora Laurence King




Na capa temos uma tomada intrigante do processo fotográfico em andamento - neste caso: Salvador Dali tendo seu retrato realizado por Philippe Halsman, e o livro abre com uma introdução do autor e editor do British Journal of Photography, Simon Bainbridge. “Halsman não apenas fotografou os experimentos de Dalí, mas juntos, eles criaram obras de arte por conta própria”, disse Bainbridge.

Pela primeira vez, Magnum Artists reúne uma coleção com mais de 200 fotografias que mostram a relação criativa entre o maior coletivo de fotografia do mundo e os maiores artistas dos séculos 20 e 21. Entre eles estão: Matisse e Picasso por Robert Capa, Takashi Murakami por Olivia Arthur, Warhol e de Kooning por Thomas Hoepker, Bonnard por Cartier-Bresson, Sonia Delaunay por Herbert List, Kiki Smith por Susan Meiselas. Frequentemente fotografados em suas casas ou estúdios, as fotografias nos permitem uma visão rara dos mundos privados, das práticas criativas e hábitos idiossincráticos desses artistas icônicos. Magnum Artists traz aos leitores esse mundo pessoal percebido e registrado pelos maiores nomes da fotografia. O livro possui textos anedóticos do autor, que contam as histórias por trás de cada ensaio. O tratamento tipográfico é discreto, com a navegação e as legendas contextualizando a imagem definida em um tamanho de ponto de vista pequeno, para criar textura enquanto fornece conteúdo com clareza. Estes retêm um papel secundário tanto para as imagens quanto para as citações dos fotógrafos, que aparecem ao longo do livro. Essas citações nos ajudam a ter uma visão tanto do artista quanto das obras que ele faz, bem como da relação entre o fotógrafo e o seu tema. O livro é fascinante para qualquer pessoa interessada em arte ou fotografia e a leitura enriquecedora para qualquer pessoa interessada em ambas.




Portrait by Robert Frank in Orinda, California, 1957. Photo by Wayne Miller. © Wayne Miller/Magnum Photos. Bainbridge conta que Robert Frank no final de sua viagem de dois anos para compor seu livro histórico "The Americans" estava com o fotógrafo Wayne Miller na Califórnia. Ele examinava seus negativos na frente de uma única lâmpada exposta. E foi nesse momento que Miller tirou seu retrato buscando revelar o perfil do artista em um momento importante e significativo para sua carreira. A captura em 1957 registrou não só o gesto, mas a intensidade de Frank diante de seu trabalho como ninguém havia feito antes.

A agência Magnum foi fundada no período da Segunda Guerra Mundial por quatro fotógrafos que hoje são lendários: Robert Capa, Henri Cartier-Bresson, George Rodger e David “Chim” Seymour. Desde a década de 1930, Magnum Photos documentou os principais acontecimentos mundiais com ênfase no fotojornalismo, e também documentou personalidades históricas. Sua incrível variedade de fotógrafos continua compartilhando a visão pioneira da cooperativa para registrar eventos mundiais, pessoas, lugares e culturas com uma narrativa poderosa que desafia as convenções, quebra o status quo, redefine a história e transforma vidas.

O autor Simon Bainbridge é um editor de artes especializado em fotografia contemporânea. Ele é o diretor editorial do British Journal of Photography desde 2003. Ele fez a curadoria de duas exibições de fotografias e deu início à maior exposição pública anual do Reino Unido, ‘Retrato da Grã-Bretanha’.

“Todos os tipos de pessoas fotografaram artistas ao longo dos anos", disse Bainbridge, “[mas] os fotógrafos Magnum trouxeram uma gravidade e seriedade de intenções que ia além da tarefa normal.”

Fonte: Artsy.net