sábado, 15 de agosto de 2020

Websérie apresenta fotógrafos potiguares

agosto 15, 2020 | por Resumo Fotográfico



O Rio Grande do Norte é um estado onde o trabalho fotográfico conta com centenas de profissionais e artistas que utilizam a linguagem fotográfica em seu dia a dia. Mas quem são estes fotógrafos potiguares? O que a fotografia representa para cada um deles? Que trabalho autoral cada um desenvolve? Para responder essas e outras perguntas, a websérie “Autorretrato” estreia no Youtube do Coletivo daFoto!, em 19 de agosto, Dia Mundial da Fotografia.

A série apresenta 17 fotógrafos, um pequeno fragmento do amplo universo da fotografia feita no Rio Grande do Norte. Cada programa tem três minutos e mostrará um trabalho autoral que será comentado pelo próprio artista. A cada episódio, os fotógrafos expõem suas referências e trajetórias através das imagens dos seus trabalhos, respondendo também perguntas de forma mais aberta, possibilitando uma implicação ainda mais ativa do protagonista entrevistado.

Segundo o diretor da websérie, o documentarista Alexandre Santos, “a intenção dessas perguntas é fazer com que o próprio fotógrafo apresente a sua trajetória, seu trabalho e sua forma de pensar a fotografia. A que ele faz, a que ele consome, a que ele produz (produz e consome). É essa visão ampla da fotografia, que também é particular e que revela a intimidade dos trabalhos fotográficos que vai interessar o público”.



Coletivo daFoto!

Grupo de fotógrafos e realizadores culturais de Natal/RN, com o objetivo de promover feiras, mostras e outros eventos ligados a difusão da fotografia como arte e expressão e que se propõe democrático e plural em sua gestão e realizações. A Série é uma produção independente e não contou com recursos públicos, teve o apoio do Mercado da Foto que cedeu o estúdio para gravação das entrevistas que foram realizadas entre setembro de 2019 e março de 2020.