segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Encontros Visuais na Esquina do Brasil: mostras têm início nesta semana

fevereiro 22, 2021 | por Thais Andressa

Indicamos mais um festival de fotografia para colocar na agenda

Encontros Visuais na Esquina do Brasil acontece de forma online e encerra no próximo sábado, 27 de fevereiro. A programação é marcada por mostras, palestras, oficinas, círculo de leituras e 300 exposições. As mostras iniciam nesta terça-feira (23), com fotógrafos de várias regiões do Brasil. A ação é organizada pela editora Deu na Telha em parceria com o Círculo da Imagem.


Mostras

Foram contemplados 40 fotógrafos para as Mostras e 30 projetos para compor a Exposição Compartilhada. Cada artista selecionado fará um apresentação de seu trabalho, com 20 minutos de duração e transmissão online pelo YouTube e Facebook. De 23 a 27 de fevereiro, o público poderá conferir os encontros e interagir com os fotógrafos, que compartilharão suas experiências e processos criativos. Serão duas mostras por dia, às 9h30 e às 15h. O artista visual belo-horizontino Angelo Arantes participará da mostra e relata seu sentimento com relação à oportunidade. “Eu fiquei muito feliz quando soube do resultado da seleção, sobretudo, pela qualidade dos trabalhos dos artistas participantes. Acho muito importante estes espaços para circulação dos projetos. Além da visibilidade, temos a oportunidade de diálogo e interação com outros fotógrafos. São os festivais de fotografia, que têm nos dado apoio - artistas emergentes. É muito importante o trabalho que os produtores de festivais têm feito, sobretudo nesse momento tão difícil para as artes”, conclui. Acesse o site e conheça todos os fotógrafos selecionados e tenha acesso ao link para assistir cada apresentação.

Exposição Compartilhada

Está aberta a convocatória para os interessados em receber a Exposição Compartilhada em casa. Serão distribuídos gratuitamente 300 kits, com imagens no tamanho A5 para as residências apenas no Rio Grande do Norte. Os Kits serão enviados para os 300 primeiros cadastrados a partir do formulário online.

Organizadores

Conversamos com dois organizadores do evento, Pablo Pinheiro e João Pedro Tavares, sobre o papel do festival no atual momento. João Pedro destaca a criação de um campo de relações. “O intuito neste momento, sobretudo em época de pandemia, é que possamos criar redes de conexões para que as pessoas possam saber umas das outras, saber o que estão produzindo, colocar os artistas em evidência, reforçando o panorama das artes no Brasil; criar um laço, um afeto com o lugar onde estamos e com o global. Um espaço para compartilhamento de estéticas, políticas e poéticas”, conclui.

Com relação à importância dos festivais para os fotógrafos, Pablo Pinheiro, destaca que os fotógrafos, de certa forma, estão apontando a forma de se contar a história. “Como estamos guardando nossa história e onde a gente quer chegar. O fotógrafo no final das contas, está responsável por talvez desenhar um caminho lá na frente, e ao mesmo tempo, preservar aquilo que está passando. Eu considero que o papel dos fotógrafos nesses festivais é estar atento, ser uma pessoa sensível para perceber o entorno, e mais do que tudo, disponibilizar a forma de compartilhamento de sua produção, pois assim, conseguimos ter trocas que são reais, concretas e construtivas. O festival termina sendo um momento de nos encontrarmos com o fazer um do outro”, afirma.