sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

Maureen Bisilliat completa 90 anos e participa de conversa no IMS

fevereiro 19, 2021 | por Thais Andressa


Foto: Juan Esteves

Foi em março de 2019 que me deparei com um momento, assim digamos, mágico. Na bucólica e histórica Tiradentes/MG, as ruas estavam movimentadas e eram percorridas por fotógrafos(as) de várias regiões do país. Acontecia o Foto em Pauta, e numa das tardes do evento, da janela do Sobrado Aimorés, meu olhar estava atento ao ritmo da cena urbana e seus casarios, quando parei para observar uma elegante senhora com uma câmera estilo handcam. O amigo ao meu lado falou que ela era Maureen Bisilliat, uma das maiores fotojornalistas do Brasil. Fiquei fascinada e quis saber mais sobre sua trajetória. Mais tarde, a encontrei e perguntei se poderíamos tirar uma foto juntas, ela aceitou; eu queria marcar aquele momento não apenas na memória. Maureen é uma grande referência para fotógrafos experientes ou iniciantes, ao lado de Nair Benedicto, Elza Lima e Cláudia Andujar

A fotógrafa inglesa, que escolheu o Brasil para fixar suas raízes e encontrar inspiração para seus trabalhos, também destacou-se pela produção audiovisual. Sua obra é essencial, potente e atemporal. Seu trabalho no Xingu e seu livro sobre Guimarães Rosa são fundamentais para a historicidade do país. Em conversa com a fotógrafa Elza Lima, na manhã de quarta-feira (17), pude adentrar um pouco mais no universo de Maureen. Amigas de longa data, Elza comentou que é grande fã do trabalho da fotodocumentarista. “Ela é fundamental para a fotografia brasileira. Ela foi uma bússola que apontou seguidores, inclusive eu. Atuou descortinando o Brasil em suas nuances, registrou a vida dos indígenas e dos povos interioranos. O que mais me encanta é que há em seu trabalho uma continuidade. É uma pessoa intensa, que tem uma vivacidade... uma jovem fotógrafa. Ela está o tempo inteiro pensando no que fazer ou refazer”, comenta.

Maureen completou 90 anos de idade na última terça-feira, 16 de fevereiro, e para comemorar a data, o Instituto Moreira Salles (IMS) organizou uma conversa neste sábado (20), às 17h. Na ocasião, a homenageada irá dialogar sobre legado, renovação e ressignificação de sua obra. O bate-papo contará também com Miguel del Castillo, Rachel Rezende e Sergio Burgi. A conversa será transmitida ao vivo com tradução simultânea em Libras pelo YouTube do IMS e opção de legendas automáticas através do Facebook. O evento inicia a semana de encerramento da exposição “Agora ou Nunca - Devolução: paisagens audiovisuais de Maureen Bisilliat”, que foi apresentada no último ano em São Paulo, e que está em cartaz até o dia 28 de fevereiro no centro cultural do IMS em Poços de Caldas/MG.