sábado, 27 de fevereiro de 2021

Porto Alegre inaugura galeria ao ar livre com retratos de Gilberto Perin

fevereiro 27, 2021 | por Resumo Fotográfico

Junto ao Viaduto Otávio Rocha, na avenida Borges de Medeiros, Galeria Escadaria será espaço permanente de arte a céu aberto


Morgana Kretzmann, atriz e escritora | Foto: Gilberto Perin

A partir de segunda-feira, dia 1º de março, um dos lugares mais conhecidos e icônicos de Porto Alegre receberá um espaço de arte permanente a céu aberto. A Galeria Escadaria, no Viaduto Otávio Rocha, na avenida Borges de Medeiros, no centro da cidade, tem direção e curadoria do produtor cultural e fotógrafo Marcos Monteiro. A primeira exposição será Retratos do fotógrafo Gilberto Perin com a apresentação de 32 imagens em grande formato em 14 painéis de 2x1m.

“São retratos que nos convidam a viajar nos sentimentos que podem despertar em nós o olhar de cada um dos fotografados. Para mim, essas imagens soam como um ato de libertação e resistência em uma época de convivência limitada e restrições causadas pela pandemia. Reencontrar no meu arquivo imagens de gente sem máscara foi um pequeno oásis nesses tempos difíceis”, revela Perin.

As fotografias são inéditas e foram feitas por Perin nos últimos dez anos. Ganham destaque na exposição imagens de escritores, atrizes, atores, artistas visuais, músicos, amigos e desconhecidos, jornalistas, modelos, cineastas, indígenas – gente daqui e de fora do país - e também um autorretrato de Gilberto Perin.


Vaneza Oliveira atriz | Foto: Gilberto Perin

À frente da Galeria Escadaria está o fotógrafo e produtor cultural Marcos Monteiro – reconhecido por seu trabalho no Chapéu Acústico, grande palco de talentos da cena musical do estado, e na Street Expo Photo, considerada uma das maiores mostras fotográficas a céu aberto do país. Monteiro sentiu a necessidade de fazer o Rio Grande do Sul acompanhar as novas tendências que já são realidade em algumas das cidades mais visionárias do mundo:

“Com tantas mudanças ocorrendo em todos os cantos, é fundamental que a gente conduza a cena cultural gaúcha a este cenário de vanguarda e destaque. Neste sentido e em consonância com a responsabilidade social exigida durante a pandemia, nada melhor que a gente levar arte e cultura às ruas. Alimenta a alma e nos conforta diante de tempos tão desafiadores”, afirma Marcos Monteiro.

Retratos, a exposição inaugural da Galeria Escadaria, estará até 31 de março na Escadaria Verão, junto ao Viaduto da Borges de Medeiros. O acesso ao local é gratuito e a exposição pode ser visitada 24 horas por dia, em qualquer dia da semana.


Júlio Zanotta Vieira, dramaturgo e escritor | Foto: Gilberto Perin

Sobre o fotógrafo

É formado em Comunicação Social pela PUC-RS, em 1976. Suas exposições individuais recentes foram no MARGS (Porto Alegre), Museu do Futebol (São Paulo), em Lisboa (Portugal) e Genebra (Suíça). Possui dois livros de fotografia publicados: “Camisa Brasileira” e “Fotografias para Imaginar”. Tem obras em museus, entidades culturais e coleções particulares, no Brasil e Exterior, além de fotos publicadas em jornais e revistas brasileiras e estrangeiras e imagens que ilustram capas de livros.

Para idealizar a exposição, Gilberto Perin buscou inspiração na obra do filósofo e poeta francês Gaston Bachelard, em “O Direito de Sonhar”, quando diz: “Somos seres profundos. Ocultamo-nos sob superfícies, sob aparências, sob máscaras, mas não somos ocultos apenas para os outros, somos ocultos para nós mesmos. (…) Muitas vezes acreditamos estar descrevendo apenas um mundo de imagens no exato momento em que descemos em nosso próprio mistério”; e através da simplicidade da poesia de Alberto Caeiro (um dos heterônimos do poeta português Fernando Pessoa) que afirma: “O meu olhar é nítido como um girassol. / Tenho o costume de andar pelas estradas / Olhando para a direita e para a esquerda, / E de vez em quando olhando para trás... / E o que vejo a cada momento / É aquilo que nunca antes eu tinha visto.”

SERVIÇO
Exposição “Retratos”, de Gilberto Perin
Data: 1 a 31 de março de 2021
Horário: 24h
Local: Galeria Escadaria - Viaduto Otávio Rocha, Av. Borges de Medeiros, Porto Alegre/RS