sábado, 10 de abril de 2021

Salão Nacional de Arte Fotográfica

abril 10, 2021 | por Thais Andressa

Foto: Chico Fernandes

Estão abertas as inscrições para o CASAFOTOARTE - Salão Nacional de Arte Fotográfica, que homenageará, em sua primeira edição, os artistas Rogério Reis, Felipe Fittipaldi e Chico Fernandes. A iniciativa tem como intuito estimular a produção fotográfica brasileira e discutir o papel da fotografia expandida no âmbito da arte contemporânea. Os fotógrafos contemplados terão a oportunidade de participar de uma exposição coletiva que será realizada no salão térreo do Espaço Cultural dos Correios de Niterói, entre os dias 11 de junho a 21 de agosto de 2021. O Salão contará com curadoria dos artistas Marco Antonio Portela e Greice Rosa. De acordo com Portela, um Salão de artes em um país com pouco ou nenhum incentivo à cultura tem sempre relevância. "Os Salões procuram abrir portas para novos artistas e propiciam visibilidade para aqueles que possuem dificuldades em circular com suas produções. Esse é o motivo de A Casa ter se unido ao Studio Rico para produzir nosso primeiro Salão. Queremos dar oportunidades para a jovem produção e ofertar ao público a mais recente diversidade da pesquisa imagética brasileira", conclui. Greice Rosa acrescenta que os Salões já foram os eventos mais aguardados das artes no Brasil. "Neles surgiram grandes nomes. Durante a pandemia vem surgindo movimentos de visibilidade para artistas e suas produções. Esperamos que nosso Salão seja mais um desses, e que venha contribuir para engrandecer e diversificar a cena artística nacional".

Foto: Rogério Reis

As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de abril de 20201. Serão aceitos apenas trabalhos organizados em série, constituída de 03 a 05 fotografias, em cores ou monocromáticas, com ênfase em uma mesma temática e organizada de forma coesa. Podem se inscrever artistas brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil, e que utilizam a fotografia como base de suas produções. Para conferir o regulamento completo acesse o site. A idealização e produção do Salão é da Galeria Studio Rico, criada pelo fotógrafo e artista visual Caique Cunha e pelo arquiteto Rodrigo Santana, em parceria com a Casa Foto/Arte, idealizada pelos artistas e professores Marco Antonio Portela e Greice Rosa. Fique por dentro das novidades através do Instagram.

Financiamento coletivo

O projeto será custeado através de financiamento coletivo, que oferecerá recompensas como fotografias dos fotógrafos homenageados nesta edição, impressas em papel algodão. Para contribuir, os interessados devem acessar a página do projeto no site Kickante.

Foto: Felipe Fittipaldi