segunda-feira, 10 de maio de 2021

O adeus a German Lorca

maio 10, 2021 | por Thais Andressa

“Homem guarda-chuva”, de German Lorca 

“A fotografia sempre foi a paixão de minha vida”. No último sábado, 8 de maio, German Lorca faleceu, aos 98 anos, com mais de 70 anos de carreira, deixando um grande legado nas páginas da história da fotografia brasileira e mundial. No ano de 1938, o paulistano se tornou um dos integrantes do Foto Cine Clube Bandeirante (FCCB), uma associação responsável por desenvolver tendências e atividades no âmbito fotográfico, trazendo luz aos trabalhos de fotógrafos como José Yalenti, Thomaz Farkas e Geraldo de Barros. Lorca registrou a vida urbana de uma São Paulo em desenvolvimento, e entre tantas experiências marcantes, também foi fotógrafo oficial das comemorações do IV Centenário da capital. Com uma carreira extensa, marcada por importantes trabalhos e premiações, trazemos alguns pontos importantes, e acima de tudo, uma homenagem a esse nome consagrado na fotografia.

Seu início na fotografia se deu por meio dos registros de família, em 1938, documentando a vida cotidiana com sua Kodak Bullet 127, e assim, desenvolvendo seu olhar sobre a criação artística. A primeira vez que exibiu suas fotografias foi no 7° Salão Internacional de Arte Fotográfica realizado na Galeria Prestes Maia, em São Paulo. Em 1952, inaugurou o G. Lorca Foto Studio no mesmo espaço em que estava localizado seu escritório de contabilidade. Desde 2016, suas obras compõem o acervo do MoMA - Museu de Arte Moderna de Nova York.

German Lorca | Galeria Zilda Fraletti

No ano de 2018, o Itaú Cultural foi palco da exposição “German Lorca: Mosaico do Tempo,70 anos de Fotografia”, com curadoria de Rubens Fernandes Junior, e assistência de José Henrique Lorca. A mostra de retrospectiva englobou as diferentes produções da carreira do fotógrafo, dos registros artísticos aos publicitários, além de ressaltar momentos marcantes de sua trajetória, bem como apresentar elementos que tiveram papel importante em sua caminhada: porta-retratos familiares, certificados de premiação e homenagens. Em palavras do curador Rubens Fernandes Junior, em texto de apresentação da exposição: “Suas obras expressam de modo exemplar toda a experiência do período modernista e chegaram aos dias de hoje com o mesmo frescor que o aproxima de algumas manifestações e de alguns procedimentos da arte contemporânea”.

O nome de German Lorca será sempre uma referência e inspiração, pelo seu brilhantismo e paixão pela fotografia.