quinta-feira, 10 de junho de 2021

Nick Cave: O Pequeno Livro das Luvas Perdidas

junho 10, 2021 | por Adriana Vianna

O lendário compositor de reflexões musicais nostálgicas, traz para o público uma singela e profunda meditação sobre objetos perdidos que nos remetem a inúmeras sensações. Como um flâneur Baudelaire nas ruas de sua cidade, ele colecionou um conjunto com 100 polaroids onde flerta com uma fotografia de acenos poéticos em livro de autor. 

"O children | Lift up your voice, lift up your voice (lift up your"


Nick é mais conhecido pelo seu trabalho no rock, com os Nick Cave and the Bad Seeds, onde explora temas da religião, do amor, da morte, a América e sua violência.  Em julho de 2015, seu filho morreu ao cair de um penhasco em Brighton, em East Sussex, na Inglaterra. O menino tinha quinze anos - este episódio culminou na temática do disco Skeleton Tree, que o músico vinha produzindo na época, com a Bad Seeds. 

Nessa longa série fotográfica realizada em um período de um ano, sem pretensão artística, ele diz que não quer fazer arte, porém o álbum inteiro remete ao eterno retorno da poesia em sua trajetória de vida, e a esses "resíduos incidentais e visuais", como ele chama. Cada luva parece um verso, ou uma nota, uma pausa, ou uma história, na música desvela que andamos muito impressionados com as fotografias do mercado, exageradamente técnicas e produzidas, mas sem a singeleza da poesia que nos humaniza. O álbum resgata esse sentimento perdido no objeto encontrado. 

“Em janeiro de 2018, perto da minha casa em Brighton, encontrei uma luva infantil de lã vermelha pendurada sobre uma placa que dizia 'Church Place'. Tirei uma foto dela com um aplicativo Polaroid no meu iPhone. Não pensei muito sobre isso na hora, mais tarde, naquela noite, enquanto revia as fotos do meu dia, senti seu pulso melancólico e fiquei satisfeito com isso. No dia seguinte, passei por uma luva de couro bege que havia sido colocada em um corrimão na minha rua e mais uma vez a fotografei. Essas imagens deram início a um impulso de fotografar todas as luvas perdidas que encontrei."
                                                                  Nick Cave


"In a world where everybody fucks everybody else over | You who are so far from me"

"É notável a quantidade de luvas perdidas quando se dão a conhecer. Elas estão por toda parte e ao redor... luvas perdidas, saudades de seus parceiros. Essas luvas individuais são principalmente sazonais e são lembretes melancólicos daqueles que estão deslocados, ausentes ou desconectados, pequenos choques de tristeza em minhas caminhadas de inverno."
                                                                   Nick Cave




"Fico feliz quando o sol começa a brilhar e as luvas perdidas começam a desaparecer, mas sempre voltam; a primeira da estação se declara em uma trilha, em uma poça ou em um corrimão, e então o resto segue, em suas multidões. Eu salvei todas, mas aqui estão cem das melhores, as mais perdidas, as mais perdidas e as mais esquecidas - uma pequena meditação melancólica."
                                                                Nick Cave






"Melancolia: O Pequeno Livro das Luvas Perdidas" apresenta 100 Polaroids de luvas perdidas que Nick Cave encontrou por acaso - fotografadas no período de 3 de março de 2018 a 27 de março de 2021.

Existem 100 cópias da Edição Especial do livro disponíveis, que são embaladas com uma Polaroid original, cada uma limitada a uma edição de 10.

Prefácio de Nick Cave, publicado por Cave Things.
Impresso e encadernado na Dinamarca pela Narayana Press.