quinta-feira, 24 de junho de 2021

Olhando de dentro, com Fullerton-Batten

junho 24, 2021 | por Adriana Vianna

As janelas, definitivamente, estão entre mundos e relações atuais, quer sejam reais ou virtuais, sobre elas transitam diálogos, verbais e visuais, tantas vezes traspassados por encontros e desencontros. Conceituais e autorais, para as artes fotográficas, as janelas trouxeram possibilidades de reinventar saídas criativas para o tédio de viver 24 horas em confinamento. 

PENELOPE, Lockdown 1, Dia 51

"É definitivamente uma lição de como nada pode ser dado como certo e como a vida é preciosa." PENELOPE, menos de 40 anos. 

Foi pensando em se movimentar de modo criativo e dar lugar à inquietude que a fotógrafa Julia Fullerton-Batten (1970, Alemanha) resolveu colocar um anúncio nas redes sociais de sua cidade para encontrar pessoas dispostas a posarem nas janelas de suas residências. A resposta pública veio rápida e prontamente disposta a colaborar. Nessa interlocução nasceu o projeto “Looking Out From Within” para capturar a essência da solidão e do silêncio de nossa época, tal como nas pinturas de Edward Hopper (1882-1967).

ZEWDI, YABSRA e ETHIOPIA, Lockdown 1, Dia 57

ALICE, Lockdown 1, Dia 76

Depois de contatos pela web e pelo telefone, a fotógrafa revisitou a região de West London que já conhecia em suas caminhadas e escolheu as residências que lhe inspiravam a atmosfera e o clima que queria retratar para configurar sua perspectiva artística. A maioria das fotos foram realizadas no horário noturno, ao crepúsculo, bem ao gosto da estética do Hopper - também as sensações de solidão e da tecitura das vidas em camadas de cores envelhecendo na luz do final do dia, são reflexos dos sentimentos das pessoas que olham com nostalgia, de dentro para fora, uma vida que por hora não é possível.

Fotografando e conversando com as pessoas, ela recolheu um conjunto de fotografias que se relacionam entre a ficção e o documental. As fotografias são situações encenadas a partir da realidade de cada casa, e as entrevistas são relatos autênticos das experiências emocionais de cada família. Para ler as histórias de cada residência, ver a série completa e outros trabalhos da fotógrafa, visite a página de Julia Fullerton-Batten.

MALAIKA, Lockdown 1, Dia 18

ANN, Lockdown 1, Dia 74

"Queremos ser capazes de olhar para trás, para este tempo tão estranho, mas ninguém sabe quando isso vai acabar." ANN, mais de 70 anos.

OTTO, Lockdown 1, Dia 82

"É muito interessante porque está transformando tudo em um grande quebra-cabeça por causa de quantas coisas mudaram" OTTO, menos de 10 anos. 

Maddison, Lockdown 3, 2021

VANESSA, ZENOBIA E ZULEIKA, Lockdown 3, 2021


TESSA, Lockdown 1, Dia 59


FATHER KEVIN, Lockdown 1, Day 70

"Tentamos manter contato com as pessoas tanto quanto possível por telefone e e-mail, mas nada pode substituir estar fisicamente presente com alguém quando ela precisa." pe KEVIN, mais de 50 anos. 

JOSH e DAVID, Lockdown 3, 2021