terça-feira, 6 de julho de 2021

Coletivo fotográfico apresenta imagens que retratam o isolamento

julho 06, 2021 | por Resumo Fotográfico


Renata Ataide

Estamos todos vivendo o confinamento diário. Nesse período de extrema delicadeza em que vivemos, o Coletivo Interiorizar se propôs a registrar detalhes dessa rotina de se manter em casa. São imagens capturadas ao longo dos primeiros 100 dias de isolamento social imposto pela pandemia. “O isolamento propõe uma reflexão e ela é super bem vinda para alavancar nossa criatividade e nos manter unidos.”

Os primeiros 100 dias do isolamento
Quando o mundo parou, a gente se viu obrigado a olhar de fora pra dentro.

A pandemia nos afastou do espaço urbano, ficamos longe das ruas, das pessoas, do convívio, do toque.

Enquanto o distanciamento social nos isolou dos outros, ele nos aproximou de nós mesmos.

Um convite a uma viagem interior. De repente, o corpo se tornou ainda mais morada e nosso lar se tornou abrigo de sentidos. Já não havia pessoas, nem festas para serem fotografadas, mas havia muito dentro de casa, companhias, detalhes, gestos, vida!

O que entra? O que sai? O que vai? O que fica?
Enquanto o álcool 70% é usado para conter a triste realidade, a fotografia
é 100% voltada para contar essa história.

De dentro, se enxerga a rua pela janela, se vê o sol pela fresta e se aprende a suspirar com as pequenas coisas. O caminho, a trilha e a calçada, tudo que se vê lá fora se faz presente afetivamente dentro das moradas.

Numa série de imagens feitas nos primeiros 100 dias do isolamento, pelo Coletivo Interiorizar, fotógrafos levam um pouco de suas casas para as ruas.
Bruna Aguiar

Cynthia Brandão

Fernanda Mirisola

Fernanda Rode

Leo Drummond

Luciana de Oliveira

Marcilio Camargos

Maria Ribeiro Ianhez
Maria Ribeiro Ianhez

Coletivo Interiorizar

Criado em 2019, o Coletivo Interiorizar é um grupo de fotógrafos profissionais e amadores da cidade de Sete Lagoas, no interior de Minas Gerais. Dedicado ao registro fotográfico das pessoas e do patrimônio cultural da região, o coletivo conta com a participação de 55 fotógrafos.

No curto tempo de formação, o coletivo apresentou suas fotos em exposições na Galeria Myralda, no Casarão, na Faculdade Una e também no Festival Nacional de Arte de Rua. O coletivo contribui ainda para o Jornal Sete Dias no caderno especial e para a coluna Cenas Setelagoanas.

Para conhecer mais sobre o coletivo, acesse: www.coletivointeriorizar.com.br