quinta-feira, 15 de julho de 2021

Galeria virtual “Centennials” combina fotografia, audiovisual, desenho e poesia

julho 15, 2021 | por Adriana Vianna



Mudanças vertiginosas de paradigmas estão em andamento. Se por um lado provocam desconstruções diárias, por outro, acontecem reações violentas para conter essas desconstruções, que abalam estruturas milenares de poder. Na galeria virtual multimídia “Centennials”, que será lançada no dia 8 de agosto e poderá ser visitada online, a fotógrafa mineira Márcia Charnizon propõe um encontro com o ‘novo’, com as perspectivas das pessoas entre 16 e 19 anos de idade que cresceram com a cibercultura e não conheceram o mundo sem internet. Trata-se da primeira geração que teve a adolescência atravessada pela pressão e a ambiguidade da expressão das redes sociais e que está crescendo num tempo de colapso do edifício binário: homem x mulher, feminino x masculino, heterossexual x homossexual.



A galeria virtual multimídia “Centennials” contará com acessibilidade em libras e descrições. O projeto foi viabilizado com o apoio do Ministério do Turismo e do Governo de Minas Gerais por meio de edital da Lei Aldir Blanc.

Márcia Charnizon

Márcia Charnizon é natural de Belo Horizonte e graduada em Comunicação Social pela PUC-MG. Começou a fotografar em 1983, combinando práticas artísticas diversas (fotografia, vídeo, escrita e arte sonora). Tem uma especial atuação no campo da criação de memória e a produção de novos sentidos com a fotografia documental de família, com trabalhos reconhecidos no Prix de la Photographie Paris, de 2009 a 2011. Seu livro “Memorabília da Casa do Azevedo” recebeu o XIII Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia, em 2013. A artista se interessa pelas forças afetivas, o movimento que elas provocam e como isso dialoga com questões da vida contemporânea. A imagem, para ela, é sempre uma construção junto à pessoa fotografada com a escuta de histórias, dores e desejos mais íntimos. Márcia acredita que a potência do seu trabalho acontece dentro do espaço da intimidade, espaço que de fato a interessa.

“Em Bolhas” e “Caça às Palavras” são seus projetos mais recentes. “Em Bolhas”, realizado em 2019 e 2020, e apresentado no Memorial da América Latina – Uma Janela para a América Latina–SP e na Fotodemic - NY/EUA, aborda as bolhas sociais e a mutação desse signo após a pandemia Covid-19. E “Caça às Palavras”, lançado em outubro de 2020, expressa através de imagens os discursos invisibilizados de violência contra a mulher. Foi apresentado na Revista de Fotografia Latinoamericana Ampolleta Roja e no FestfotoPoa -Porto Alegre/RS, sendo finalista da convocatória Nuvens de Silêncio.

FICHA TÉCNICA
Centennials
Criação, pesquisa, fotografia, produção e desenho do site – Márcia Charnizon
Trilha e efeitos sonoros – uai, pepo
Assistente de produção – Pedro Moreira
Desenvolvimento do site – Paula Oliveira
Interpretação em libras e descrições – Marcella Sousa

SERVIÇO
Galeria virtual multimídia “Centennials”, de Márcia Charnizon
Lançamento: 8 de agosto de 2021
Disponível em libras e descrições
Acessível no link:  www.centennialsmarciacharnizon.com.br